quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Com CDT sobrecarregado, Saúde reinaugura ambulatório de especialidades em local mais amplo

 Novo espaço conta com 12 consultórios e oferece diversos tipos de especialidades de saúde


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reinaugurou na segunda-feira (20/9) o Ambulatório de Especialidades Péricles Siqueira Ferreira, no Parque Eldorado, região central da cidade. A unidade, que funcionou nos últimos anos em um prédio próximo ao cemitério municipal, conta agora com um espaço mais amplo e com estrutura adequada para dar mais qualidade ao atendimento das diferentes especialidades oferecidas. O prefeito Fabiano Horta participou da abertura e destacou a importância de uma rede de saúde integrada e estruturada.

O novo ambulatório que conta com 12 consultórios e oferece diversos tipos de especialidades de saúde, como a ortopedista, geriatra, nutricionista, cardiologista, dermatologista, urologista, bem como otorrinolaringologista, endocrinologista, angiologista, neurologista e oncologista, vem também para desafogar esses serviços que provisoriamente eram oferecido no prédio do CDT (Centro de Diagnósticos e Tratamentos, no bairro do Flamengo, e vivia super lotado. Agora, o CDT volta a ter sua função original. 

Já o novo ambulatório também disponibiliza atendimento com nefrologista, reumatologista, psicólogo, hematologista, alergologista e gastroenterologista. A média de atendimentos chega a 10 mil por mês.

“As especialidades que encontramos aqui no Ambulatório de Especialidades são fundamentais para um atendimento adequado e funcional para a nossa população. Muitas pessoas ficaram um longo tempo sem procurar os serviços de saúde no período de isolamento social. Por isso, ter uma rede estruturada é fundamental para garantir a assistência necessária para a população”, destacou o prefeito Fabiano Horta, ressaltando que está em estudos a instalação de unidades semelhantes nos outros distritos.

De acordo com a subsecretária de Rede de Atenção Ambulatorial e Saúde Coletiva, Claudia Rogéria de Lima, além das consultas, o ambulatório também terá um espaço para realização de pequenos procedimentos ambulatoriais.

“É um espaço humanizado, com um corpo clínico capacitado e voltado para um atendimento de excelência da demanda por especialistas advinda da Atenção Primária e também da Urgência e Emergência. Já era um serviço que funcionava bem e este local permitirá ampliar e qualificar ainda mais.”

Para ser atendido no ambulatório é necessário que o usuário seja assistido pela Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima a sua residência. Lá será avaliado pelo médico clínico e, havendo a necessidade de uma consulta especializada, será encaminhado via Central de Regulação ao serviço.

A secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, explicou que, mesmo com a mudança, o serviço continuou a pleno funcionamento e agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos.

“O serviço não deixou de funcionar em momento algum. Trabalhamos de forma alternativa garantindo o atendimento das especialidades em outras unidades. Neste tempo, requalificamos o espaço e consequentemente o serviço aqui no primeiro distrito que concentra a maior parte das especialidades. E vamos trabalhar para ampliar os espaços especializados para os outros distritos”, destacou a secretária, reforçando a fala do prefeito e lembrando a parceria com outras pastas da prefeitura para a efetividade do projeto.

Para facilitar o acesso da população ao local, a Empresa Pública de Transportes (EPT) alterou o trajeto da linha E-11 do “Vermelhinho”, que faz o itinerário Centro-Araçatiba. Agora, o ônibus passa em frente ao novo ambulatório, mas não será suficiente para atender plenamente a população e os usuários do ambulatório, uma vez que esta linha é feita com microônibus e de meia em meia hora, com apenas dois ônibus. Segundo o jornalista Pery Salgado (editor do Barão de Inohan), seria interessante que as linhas E02 (Centro x Ponta Negra via Cordeirinho),  E13 (Centro x Itapeba circular) e a E30A (Centro x Recanto via avenida e Vivendas) também passem pelo local ou pelo menos pela rua Barão de Inoã, o que já acontece com a E13.

“Logo que veio a solicitação, iniciamos os estudos para viabilizar essa alteração. Temos esse compromisso de atender à população em suas necessidades, como no caso desses pacientes”, disse o presidente da EPT, Celso Haddad que não informou se novos estudos estão sendo realizados.

O novo endereço do Ambulatório de Especialidades Péricles Siqueira Ferreira é na Rua Doutor Milton de Souza Pacheco n° 6, no Parque Eldorado.