Depois de longos sofridos 11 anos, os desfiles das escolas de samba de Maricá, retornaram para a avenida, agora batizada de Adélia Breve Marins.
Das nove escolas (cinco do grupo especial e quatro do grupo de acesso), apenas quatro (todas do grupo especial) desfilaram na noite chuvosa de 29 de fevereiro, na presença do prefeito Fabiano Horta, do ex secretário de turismo Robson Dutra e do vereador Dr. Felipe Auni, baluartes do retorno dos desfiles de escolas de samba em Maricá.
Para a reportagem do Barão de Inohan, com exclusividade, Fabiano disse que tal evento, veio para ficar e com a certeza de melhorar a cada ano. Falou inclusive da possibilidade de depois das eleições, em outubro, acontecer novo desfile (no carnaval fora de época - lei aprovada em 2017 pelo vereador Dr. Felipe Auni e sancionada no mesmo ano pelo prefeito), com as nove escolas devidamente credenciadas.
Neste retorno, apenas quatro conseguiram cumprir uma longa lista de exigências estaduais e municipais para o retorno à avenida. Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Unidos do Saco das Flores e Acadêmicos do Araçatiba trouxeram brilho para avenida e junto, a familia maricaense para assitir os desfiles mesmo sob forte chuva que persistiu durante toda a noite e aumentou pela madrugada do dia 01/03.
Como não haveria o julgamento oficial, a LACAM (Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá), convidou a AIM (Associação de Imprensa de Maricá), para juntas organizarem o retorno do consagrado Troféu Imprensa. Coube ao diretor de comunicação da AIM (jornalista Pery Salgado), fazer esta organização, convidando 10 nomes da midia maricaense para comporem o juri ao seu lado e julgarem dez quesitos. O resultado oficial foi entregue pelo diretor da AIM na tarde do domingo 01/03, ao presidente da LACAM - Bruno Jorge, e divulgado em video postada na própria LACAM e através de diversas midias de Maricá, que fizeram ampla cobertura do desfile das escolas de samba.
Também estiveram presentes à passarela do samba, o secretário de turismo José Alexandre e esposa, o secretário de assuntos institucionais João Maurício e outros secretários e convidados.
A emoção e o brilho das escolas não foi ofuscado pelas fortes chuvas, que atrasaram o início dos desfile em meia hora. Todas passaram pela avenida arrancando aplausos e canticos dos sambas enredo.
Uma edição especial do Barão de Inohan e CulturarTEEN foi distribuida na avenida com as letras dos sambas concorrentes, uma tradição da PR PRODUÇÕES nos desfiles de 2005 até 2008.
CAMISA AZUL E BRANCO
A primeira escola a entrar na avenida após 11 anos sem desfiles, a Camisa Azul e Branco (de São José do Imbassai) tem como presidente Wagner Carvalho. O carnavalesco Tarcisio Zanon, desenvolveu e trouxe para a avenida o enredo falando sobre "Maricá, berço da paz, portal do progresso".
Entrando na avenida com meia de atraso em relação ao horário previsto para o início dos desfiles (22 horas), veio com belas fantasias, muito samba no pé, um excelente interprete, um belissimo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira e toda a beleza da Rainha Daniele Lima. A escola apenas se esqueceu de se apresentar para os jurados, se preocupando apenas com o palanque oficial.
INOCENTES DE MARICÁ
Aproveitando uma estiagem das fortes chuvas que cairam durante toda a noite, a Inocentes de Maricá (escola de São José do Imbassai), do presidente Alexandre Oliveira, veio para a avenida com quase 350 componentes (a maioria advindos do Rio de Janeiro do Cacique de Ramos e do Botafogo Samba Clube, parceiros da agremiação maricaense) contando a história de Beth Carvalho, com o enredo "A Inocentes festeja as paixões e as andanças de Beth Carvalho em Maricá" da carnavalesca Beth Morgado.
Com um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira de primeira linha, a escola desfilou com garra, brilho e luxo, com belas fantasias e os belos carros alegóricos. Os interpretes Bruno Ribas, Nego Lindo e Jeferson Coutinho cantaram e encantaram, mas a escola, apesar de todo o brilho e gigantismo em relação as demais e com um desfile técnicamente corretro e impecável, não empolgou tanto o público, mas conquistou três categorias do Troféu Imprensa: Melhor Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Melhor Harmonia e Melhor Enredo. Decepção para a simplicidade da ala das baianas, a mais pobre das quatro escolas.
UNIDOS DO SACO DAS FLORES
Das quatro escolas, aquela que supostamente seria a menor delas, entrou na avenida embaixo de forte chuva, mas o calor do samba, a garra dos componentes, a resposta do público e o enredo falando da África e dos Orixás trouxeram muita animação e contagiaram o público que não arredou pé. Foi a grande surpresa da noite e também contagiou os jurados do Troféu Imprensa.
A escola do Bairro Amizade (presidente Idineide) foi a maior campeã do Troféu Imprensa, levando 7 dos 10 quesitos: Melhor Interprete (Matheus Gaucho, também interprete da União de Maricá e um dos interpretes da Viradouro, campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2020), Melhor Bateria, Melhor Ala de Passistas, Melhor Ala das Baianas, Melhor Samba (Wagner Mariano, Rafael Mister M e Celso Branco) e Melhor Escola.
ACADÊMICOS DE ARAÇATIBA
A decepção da noite. A tradicional escola do bairro de Araçatiba (presidente Adimilson Souza), veio com o enredo "Bendita és tu mulher, uma história singular, as damas de Maricá" que apesar de muito rico, foi mal explorado, tanto no enredo em geral como no samba.
Dos 50 minutos previstos para o desfile, a escola usou pouco mais de 25 minutos (*), veio com poucos componentes e sem a garra que tanto marcou sua história. Destaque para a eterna Rainha do Carnaval e Rainha da Bateria, Rosana Barbosa.
(*) As informações técnicas sobre o desfile foram fornecidas pelo Sr. Amaral - Presidente da Comissão Permanente do Carnaval de Maricá, no domingo à tarde, durante a entrega das notas ao presidente da LACAM, Sr. Bruno Jorge, feita pelo diretor de comunicação da AIM (Pery Salgado).
Confira todas as fotos acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.823529838116542&type=3
Abaixo, as notas e os jurados que participaram da escolha dos vencedores dos dez quesitos do Troféu Imprensa:
Confira todas as fotos acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.823529838116542&type=3
Abaixo, as notas e os jurados que participaram da escolha dos vencedores dos dez quesitos do Troféu Imprensa:
RESULTADO FINAL
MELHOR CASAL MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
1º INOCENTES DE MARICÁ – 105
2º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 105
3º CAMISA AZUL E BRANCO - 100
4º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 98
Quesito desempatado pela nota do presidente do Júri, Pery Salgado
MELHOR INTERPRETE
1º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 108
2º INOCENTES DE MARICÁ – 106
3º CAMISA AZUL E BRANCO - 105
4º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 104
MELHOR HARMONIA
1º INOCENTES DE MARICÁ – 107
2º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 105
3º CAMISA AZUL E BRANCO - 97
4º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 95
MELHOR ENREDO
1º INOCENTES DE MARICÁ – 105
2º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 102
CAMISA AZUL E BRANCO - 102
4º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 98
MELHOR COMISSÃO DE FRENTE
1º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 108
2º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 102
3º INOCENTES DE MARICÁ – 100
4º CAMISA AZUL E BRANCO – 98
MELHOR BATERIA
1º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 109
2º INOCENTES DE MARICÁ – 107
3º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 102
4º CAMISA AZUL E BRANCO – 99
MELHOR ALA DE PASSISTAS
1º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 103
2º INOCENTES DE MARICÁ – 101
3º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 100
4º CAMISA AZUL E BRANCO – 93
MELHOR ALA DAS BAIANAS
1º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 103
2º CAMISA AZUL E BRANCO – 100
ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 100
4º INOCENTES DE MARICÁ – 94
MELHOR SAMBA
1º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 109
2º INOCENTES DE MARICÁ – 107
3º CAMISA AZUL E BRANCO - 99
4º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 97
MELHOR ESCOLA
1º UNIDOS DO SACO DAS FLORES – 109
2º INOCENTES DE MARICÁ – 105
3º CAMISA AZUL E BRANCO - 97
4º ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA – 90
JURADOS
- PERY SALGADO – JORNALISTA E PRODUTOR, DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA DE MARICÁ, EDITOR DO BARÃO DE INOHAN (presidente do júri)
- IZABEL OLIVEIRA – JORNALISTA, ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO DO GABINETE DO PREFEITO FABIANO HORTA
- SAMILA CELESTINO – REPÓRTER DO JORNAL GAZETA RJ
- MARISOL CARVALHO – JORNALISTA EDITORA DO JORNAL ATLÂNTICO
- FÁBIO GARCIA – DIRETOR DA TV COPACABANA
- SIMONE BOECHAT – JORNALISTA, APRESENTADORA DA TV WEB M1 NEWS MARICÁ
- MAURO MOURA – REPRESENTANTE DO SITE MARICÁ TOTAL
- VICENTE SILVA – RADIALISTA, POETA, APRESENTADOR, DIRETOR DA RÁDIO SIDERAL
- VERA LUCIA MELO – PROPRIETÁRIA E APRESENTADORA DA TV I - ITAIPUAÇU WEB
- PRICILLA DARMONT – COLUNISTA SOCIAL REPRESENTANTE DO INFORMATIVO CULTURARTEEN
- RUY MACHADO JUNIOR – JORNALISTA E REPÓRTER DO ERRE JOTA NOTÍCIAS
Na noite chuvosa de 29 de fevereiro, após 11 longos anos, Maricá viu retornar os desfiles das escolas de samba do município. Quatro escolas entraram na Passarela do samba Adélia Breve de Marins: Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Unidos do Saco das Flores e Acadêmicos do Araçatiba.
Após a pssagem de cada agremiação, o "bloco da varrição", os garis da SOMAR, entravam em cena e sempre recebidos com aplausos. Então, eles e elas resolveram entrar no clima.
Após a passagem da Saco das Flores, - terceira escola - a corte de Momo de Maricá (Rei Momo Ligeirinho, Rainha Fabiana e Princesa Verônica), desceram à avenida para sambar e brincar com os garis da SOMAR.
Foi uma linda confraternização.