segunda-feira, 2 de março de 2020

PRESIDENTE DO JURI DO TROFÉU IMPRENSA É AMEAÇADO POR SUPOSTO REPRESENTANTE DA GRES. ACADÊMICOS DO ARAÇATIBA

Pery Salgado, presidente do júri, ao lado do radialista Vicente Silva
Após a matéria publicada na noite do domingo 01/03, falando sobre o retorno dos desfiles das escolas de samba de Maricá na passarela do samba Adélia Breve de Marins, onde foi também mostrado o resultado das notas dos jurados nos dez quesitos julgados na avaliação para o Troféu Imprensa, nossa reportagem trouxe para o público o que foi visto na avenida, com posteriores informações do presidente da Comissão Permanente do Carnaval de Maricá - Sr. Amaral, dando conta dos problemas e penalidades que as escolas sofreram após os desfiles (fatos que não eram de conhecimento de nenhum dos jurados).

Dos dez quesitos julgados, a Unidos do Saco das Flores levou 7 troféus e a Inocentes de Maricá 3. Um dos grandes questionamentos foi sobre o quesito MELHOR ALA DE PASSISTAS, onde por um erro gráfico, foi apresentado o item como tal, quando deveria ter sido MELHOR PASSISTA. Este quesito está sendo avaliado, pois a escola vencedora veio com o menor número de passistas e durante a avaliação, foi julgado o que se apresentava na ficha de apração (Melhor Ala de Passistas) e para que não hajam prejuizos para nenhuma das partes, a decisão final será tomada em reunião da PRESIDÊNCIA DO JÚRI com a PRESIDÊNCIA DA LACAM na manhã da terça feira, às 10 horas, onde também, após as informações recebidas pelo Sr. Amaral, serão reavaliado o item MELHOR ESCOLA, também motivo de controvérsia.

Tudo ia bem (choro de perdedores o que é normal, choro de vencedores o que é perfeito), até que algumas poucas pessoas postaram comentários ofensivos ao jornalista Pery Salgado (autor da matéria - não confundir o jornalista com o presidente do júri, pois são atos distintos), inclusive, com AMEAÇAS VELADAS (e devidamente salvas e arquivadas), de um suposto integrante da Gres. Acadêmicos do Araçatiba que não quis se indentificar ao jornalista, dizendo que "TUDO ISSO SERÁ DISCUTIDO DEPOIS, NÃO FICARÁ ASSIM" e que serão entregues à Comissão Permanente do Carnaval de Maricá, a presidência da LACAM e a 82 DP, transformado em B.O. .

Lamentamos o fato e deixamos claro que o trabalho jornalistico não pode se confundir com o julgamento feito por 11 jurados previamente selecionados entre gabaritados meios da midia maricaense, e que para o presidente do júri e diretor de comunicação da AIM (Associação de Imprensa de Maricá), são soberanos em suas decisões. Também deixamos claros que os jurados votaram o que viram das escolas, do sentimento popular. Nenhum deles, por mais conhecimento que possa ter, é expert em carnaval, e assim sempre foi o Troféu Imprensa (2001 a 2008) e resgatado esse ano com retorno dos desfiles das escolas de samba, nos moldes do Estandarte de Ouro, onde na sua grande totalidade de premiações, foi bastante diferente com o resultado oficial apresentado pelos jurados gabaritados da LIESA.

Nós do jornal Barão de Inohan, temos também a certeza que esse "individuo" que falou e se apresentou em nome da escola - SEM TER A CORAGEM DE SE IDENTIFICAR, de fato, não representa a verdadeira essência da Acadêmicos do Araçatiba, escola pela qual temos o mais profundo respeito.