domingo, 14 de julho de 2024

PEDESTRES PRECISAM SER REEDUCADOS COM AS MUDANÇAS DO TRÂNSITO NO CENTRO

 Com as recentes mudanças de trânsito no centro de Maricá, alguns agentes e orientadores de trânsito estão tendo trabalho, principalmente com pedestres.


Citamos ALGUNS agentes e orientadores, pois ainda não entendemos por que a necessidade de AGLOMERAÇÃO de três, quatro e às vezes mais agentes e/ou orientadores em determinados locais onde vemos que apenas um, ou em casos extremos, DOIS darão conta do recado, e em vários outros locais do município (como na avenida Roberto Silveira no trecho entre a RJ 106 e a Arena Flamengo), não vemos um único agente ou orientador, para dar ordem ao caótico trânsito de Maricá.

BONS RESULTADOS NA MUDANÇA

Mas as mudanças (esperadas desde janeiro) que aconteceram em 27 de junho, o trânsito começou a fluir melhor (alguns ajustes ainda precisam ser feitos, mas muita obra ainda precisa ser concluída, faixas pintadas e placas colocadas), afinal, agora, as ruas são em mão única, fato quer o jornal Barão de Inohan desde a sua criação em 2008 (já fazem 15 anos) vem solicitando e fazendo a campanha de que NÃO CABEM MAIS RUAS DE MÃO DUPLA no centro de Maricá.

Ainda falta transformar a avenida Roberto Silveira em mão única, no sentido centro até a ARENA FLAMENGO e o sentido inverso, da ARENA FLAMENGO até o centro seguindo pela rua Uirapurus e vereador Luiz Antônio.

O pior trecho, que ainda traz um enorme gargalo (e este deveria ser logo modificado pelos "engenheiros" da SECTRAN) começa em frente da agência da CEF e vai até a rua da Universidade de Vassouras, onde, INTELIGENTEMENTE, já fizeram com que as linhas de ônibus entrem, para acessar a rua vereador Luiz Antônio e entrar pelo parte de traz do terminal rodoviário (sugestão que demos em 2018).

PEDESTRES AINDA PRECISAM SER REEDUCADOS

É justamente neste trecho que existe um traffic calming com provavelmente o maior fluxo de pedestres do centro de Maricá, em frente a agência da CEF e da drogaria Pacheco, com o vai e vem de usuários do terminal rodoviário.

Antes das mudanças, este traffic calming era controlado por orientadores de trânsito e quando estes não estavam, os pedestres que DESCOBRIRAM que TEM PREFERÊNCIA no trânsito, METIAM O PÉ NA FAIXA e se metiam na frente dos carros, o que causou inúmero incidentes e ACIDENTES.

Mas agora no local, existe um SINAL DE TRÂNSITO e é necessário que os PEDESTRES SEJAM REEDUCADOS, pois, mesmo com a presença da faixa de pedestres, com a existência do sinal de trânsito, este prevalece para que o fluxo de veículos não seja interrompido com frequência causando congestionamentos e paralisações indevidas.

Mas ainda assim, e justamente para EDUCAR ou REEDUCAR estes pedestres ABUSADOS que não respeitam o sinal de trânsito e se metem na frente dos veículos, a SECTRAN manteve no local ORIENTADORES DE TRÂNSITO que estão fazendo um bom trabalho, mas a reportagem do Barão de Inohan (que sempre passa pelo local, tanto de carro quanto à pé), conheceu a orientadora AMANDA PEREIRA.

A bela jovem (que também é bombeira civil), com enorme simpatia (e beleza), tem um cuidado enorme com os pedestres (sempre orientando em aguardar que o sinal fecha para os carros), com idosos, pcds e mães com crianças principalmente.

Ela desabafou para nossa reportagem, que mesmo com as orientações que passa aos pedestres, ainda assim é por vezes maltratada pelos pedestres que não admitem esperar que o sinal feche dizendo "ter preferencia no trânsito", fato que já explicamos acima.

Mas, cabe sim a SECTRAN, uma campanha URGENTE de esclarecimento, e que mais orientadores e agentes de trânsito sejam como AMANDA: cortês, delicada, correta, atenciosa, prestativa e rígida quando necessário, onde em sue local de trabalho, sabe como poucos como deixar o trânsito fluir de modo devido. Parabéns AMANDA, aqui você MANDA!