sábado, 8 de abril de 2023

CAMINHADA DO DIA DOS AUTISTAS COBRA AÇÕES REAIS NO MUNICÍPIO


A manhã nublada do domingo 02 de abril foi perfeita para as caminhadas em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo.


O evento foi promovido pelo GAMAM (Grupo de Amigos dos Autistas de Maricá) em dois pontos da cidade (Parque Nanci e Praça do Ferreirinha), em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo, no intuito de promover a união, a conscientização, o amor e a força entre as famílias, amigos e autoridades públicas dessa deficiência muitas vezes silenciosa. 

Os participantes das duas caminhadas aproveitaram para fazer reinvindicações das políticas públicas de qualidade em Maricá.

Apesar da existência da Casa do Autista que já faz um bom acolhimento, muito ainda há que conquistado neste setor, afirmou Dominique Cândido (foto abaixo ao lado de Cecília do GAMAM) que recentemente assumiu a Gerência de Transparência do Instituto Oceano Azul, pela causa Autista em Niterói.

Dominique Cândido Lopes (28), nascida em São Gonçalo e moradora de Maricá há 5 anos no bairro de Santa Paula, é  Autista nível 1, paciente da Casa do Autista de Maricá, mãe de um lindo menino (Miguel) que também é Autista porém de nível 3, paciente do SAREM, é uma grande ativista da causa PCDs, uma das representantes do coletivo de mães de PCDs da cidade de Maricá e faz parte do "Unidos pelo SAREM", "PCDs Maricá", "Super Mães", "Bem Crescer" e "Instituto Oceano Azul". Ela foi uma das grandes motivadoras e organizadoras das caminhadas.

No Parque Nanci, a caminhada foi realizada pelo GAMAM e em Itaipuaçu pelo GAMAM e COMMUNICAR.

A caminhada do Parque Nanci começou em frente a Casa do Autista, seguindo em total segurança pelas ruas internas do bairro e terminou na orla do bairro, em grande confraternização. 

"Tivemos apoio de colaboradores que disponibilizaram lanches e brindes para os familiares e crianças e foi feita uma linda caminhada com distribuição em alguns pontos de adesivos e panfletos de conscientização e informações sobre o Autismo" explicou feliz com o resultado Dominique.

Com apoio da SECTRAN que ordenou o trânsito e a passagem em segurança das mais de 500 pessoas no Parque Nanci e mais de 200 pessoas na Praça do Ferreirinha, as caminhadas foram um grande momento de confraternização das famílias e simpatizantes da causa autista, com apoio do Barão de Inohan e do CULTURARTE.