terça-feira, 18 de abril de 2023

ALGUÉM EXPLICA? DIRETOR DA EPT É DESTITUÍDO DO CARGO. EXCESSO DE COMPETÊNCIA???


 João Brito, diretor de tráfego da EPT (Empresa Pública de Transportes) foi destituído do cargo que ocupava desde 2019 dentro da autarquia municipal sem maiores explicações na tarde da segunda feira 17 de abril.

Motorista concursado da EPT, Brito que entrou na empresa no segundo concurso público promovido pela autarquia em 2016 conquistando a vaga de motorista, pelo seu desempenho e esforço em tentar melhorar a empresa nos primeiros anos onde em pouco tempo a bagunça se generalizou e a autarquia virou uma frota de ônibus sucateados e com a chegada de Celso Haddad à presidência da EPT, Brito foi galgado a nobre posição de diretor de tráfego, conquistando a confiança e simpatia dos colaboradores da empresa e das duas empresas que venceram as licitações para aluguel dos ônibus à autarquia.

Incansável no trabalho que fazia, dedicada horas além da sua jornada normal de trabalho para acertar linhas, criar estudos para novos itinerários, acompanhar as equipes da secretaria de transporte e trânsito para definição nos melhores locais para atendimento ao público, além de acompanhar diuturnamente as viagens realizadas não só pela frota original da EPT de 23 ônibus como os mais de 100 veículos alugados pela Viação Nossa Senhora do Amparo e Fiel Turismo, onde sempre teve portas abertas e era muito bem recebido por todos os setores destas empresas para a solução dos problemas e estudos de viabilidade para novos atendimentos à população.

Até mesmo nos mais graves acidentes,  esteve de perto acompanhando a solução dos mesmos, e até em problemas que não diziam respeito diretamente à EPT, trazia sua solução e acompanhamento do problema, como na ocasião da retirada de um enorme caminhão da Coca Cola que travou a Serrinha e precisou ser removido com os reboques da EPT.

Participava sempre em nome da EPT de reuniões como moradores, associações e era o representante da autarquia na elaboração do sistema viário e de transporte coletivo em todos os grande shows e eventos de Maricá, estudando os melhores itinerários para servir à população e a criação de horários alternativos aumentando a oferta de condução para àqueles que fossem aos shows e eventos, sem prejudicar a população.

Recentemente estava diretamente empenhado em resolver os problemas com a FIEL Turismo que vem prestando péssimo serviço à população do terceiro distrito, notificando a empresa sobre os problemas ocorridos e deixando claro junto com o presidente da autarquia, que a empresa poderia ser descredenciada pela má prestação.

QUEM É JOÃO BRITO E O QUE PODE TER ACONTECIDO DENTRO DA EPT

Rodoviário desde 2001, Brito que morava em Itaboraí, mudou-se para Maricá para poder estar mais perto do seu trabalho que tanto amava e se dedicou. Com Pós-Graduação em Logística  e Mobilidade Urbana, está no último ano de Engenharia de Infraestrutura e Transporte Rodoviário de Passageiros, mas na manhã da segunda feira 17, Brito foi chamado por Haddad em sua sala que o informou que ele não fazia mais parte da diretoria da EPT, sem deixar claro o que teria acontecido e sem informar o destino de João Brito.

No final da tarde, o ato já estava publicado na edição 1441 do JOM - Jornal Oficial de Maricá com as seguintes informações:

PORTARIA EPT Nº 114 DE 17 DE ABRIL DE 2023
O PRESIDENTE DA AUTARQUIA EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTES EPT no uso de suas atribuições legais contidas na Lei Complementar nº 346 de 15/12/2021.
RESOLVE:
Art.1º - Destituir, do cargo de Diretor Operacional o servidor João Paulo da Silva Brito, matrícula nº 1100083.
Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PRESIDENTE DA AUTARQUIA EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTES EPT
Maricá, 17 de abril de 2023.
CELSO HADDAD LOPES - Presidente EPT

A reportagem do Barão de Inohan tentou contato desde às 10:30 h até o fechamento desta matéria às 12:41 h com a EPT através do número 2634-2377 informado no portal da empresa sem sucesso. 

Também tentamos contato com o vereador André Casquinha (secretário de transporte na época que João Brito foi promovido a diretor de trânsito da EPT) e que segundo informações também não teria entendido o motivo da destituição ficando bastante chateado com o fato, mas também não obtivemos êxito, pedindo que sua assessora fizesse o comunicado.

O jornal Barão de Inohan se solidariza com João Brito na sua condução como diretor de trânsito da autarquia e aguardando as devidas informações para que seja explicado a real motivação para estranho e lamentável fato.

PRESIDENTE DA EPT ENTRA EM CONTATO COM A REDAÇÃO DO BARÃO DE INOHAN

Por volta das 15:30 h, o presidente da EPT - celso Haddad gentilmente entrou em contato com o jornalista Pery Salgado e em conversa telefônica, deixou claro que a mudança deveu-se a uma readaptação da Gestão de Mobilidade, afirmando que Brito realizou um excelente trabalho, mas que a diretoria de trânsito não se resumiria apenas na gestão de horários, linhas e acompanhamentos das demandas de logística da EPT, mas também em diversos outros tipos de contatos empresariais que no atual momento da autarquia precisarão ser conduzidos de melhores formas.

Haddad também informou que um novo nome deverá para a diretoria de trânsito deverá ser informado ainda na quarta feira 19 e que assumirá o cargo de forma interina, ficando sob avaliação durante alguns meses, para então, se devidamente adequado ao cargo, ser efetivado na função.

Matéria em atualização