sexta-feira, 2 de julho de 2021

RATOS E URUBUS TOMAM CONTA DA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO NA ENTRADA DO CONDADO (assista o vídeo)


 Uma das melhores praças de alimentação do município de Maricá, está localizada na entrada do bairro do Condado de Maricá (na altura do quilometro 31 da RJ 106 - rodovia Amaral Peixoto, nos dois sentidos da rodovia).

Reunindo uma tradicional pizzaria (que deu início à praça de alimentação há cerca de sete anos atrás), um grande fast food que hoje serve também almoços, além de outros comércios do ramo de alimentação, uma drogaria e uma imobiliária, o local é muito frequentado todos os dias da semana, obviamente muito mais de sexta à domingo.

Devido ao aumento dos frequentadores e acréscimo do número de lojas do ramo alimentício no shopping localizado na entrada do Condado, uma gigantesca quantidade de lixo é deixada supostamente ensacada, no terreno ao lado do shopping (que hoje serve de estacionamento para os frequentadores das lojas). Acontece, que é grande também o número de cachorros de rua na entrada do Condado e estes rasgam os sacos, proporcionando uma enorme sujeira todos os dias pela manhã. Resultado: muitos urubus (devido ao resto de comidas e muitas à base de carnes) e mais recentemente, de ratos que começam a infestar as residências no entorno.

A cena é dantesca e literalmente suja e denigre a imagem de um dos bairros com o IPTU mais alto de Maricá. A situação só não é pior, pois uma retroescavadeira da prefeitura é vista duas ou três vezes por semana no local para a retirada do excesso de lixo, colocado em caminhões caçamba.

A redação do Barão de Inohan entrou em contato com a Vigilância Sanitária e nos foi informado que esta devido a pandemia, não está nas ruas atuando e autuando os infratores. Estivemos da secretaria de postura no bairro do Flamengo que se prontificou ir ao local e tomar as devidas providências, sendo que, somos sabedores que o lixo produzido por moradores ou comerciantes, devem estar devidamente ensacados e acondicionados em locais devidos até a sua retirada pela empresa de limpeza pública, SEM COLOCAR EM RISCO A SAÚDE de munícipes vizinhos à estes comércios, principalmente neste período onde o MUNDO passa pela maior crise sanitária de sua existência.

Esperamos de TODOS uma solução rápida, e que não só o lixo seja melhor acondicionado, mas que com isso, ratos e urubus SUMAM do local. 

A secretaria de postura enviou uma nota direcionada à nossa redação:

"Já estivemos no local, mas segundo os responsáveis pelos estabelecimentos, os lixos estão sendo depositados pelos moradores do bairro e por motoristas que passam e depositam os seus resíduos no local"