Desmentindo algumas mídias e postagens feitas no final de semana de 24 e 25 de julho, informando que a principal praça de Maricá estava sendo entregue à população, o jornal Barão de Inohan esteve na segunda feira 26/7, na praça Orlando de Barros Pimentel, verificando andamento das obras de reforma da principal praça de Maricá.
As obras sob responsabilidade da GREEN (empresa terceirizada pela SOMAR - autarquia municipal de obras - presidente Renato Machado) estavam previstas para serem entregues em novembro de 2020, mas, além da pandemia, uma série de contra-tempos e falta de organização da empresa responsável pela reforma, fez com que o cronograma de entregue atrasasse por vários meses.
Segundo a secretaria de comunicação da prefeitura de Maricá, arguida pelo jornalista Pery Salgado, o atraso aconteceu em virtude das concessionárias CEDAE (água e saneamento) e ENEL (força e energia) terem realizado obras na praça, retirando canos e dutos que cruzavam a logradouro público e que agora, com a colocação das pedras de granito, teriam que circundar a praça, afim de caso haja alguma obra de reparo, não afete o piso da praça.
Em conversa com o encarregado da obra - Sr. Luzmar da GREEN, quando questionamos se havia alguma previsão para a entrega da praça, visto que ainda faltam colocar diversos pisos, falta ser aplicado uma espécie de resina para dar brilho aos granitos do piso da praça e ainda faltam a colocação de várias espécies de plantas nos canteiros (trabalho este que será realizado pela equipe da SOMAR), além da urbanização da rua Almeida Fagundes, este AFIRMOU que a SOMAR solicitou a entrega da praça para 15 de agosto, quando é comemorado o dia da padroeira de Maricá - Nossa Senhora do Amparo, cuja matriz fica ao lado da praça e faz parte do conjunto arquitetônico do local.
Nossa reportagem que esteve no local, acha muito difícil que tal fato aconteça, mas como ainda restam cerca de 15 dias, tudo é possível e torcemos que realmente a GREEN cumpra seu compromisso.
Estaremos de olho!