quarta-feira, 28 de julho de 2021

"CADÊ" O POSTO DE SAÚDE DE SANTA PAULA? FOI PARAR NO SPAR!!! (???)


O que parecia boato virou realidade, aliás, uma triste realidade. Na terça feira 27/7, pela manhã começou a circular nas redes sociais a notícia de que o PSF Santa Paula deixaria de funcionar no bairro. Na verdade, este "boato" que alguns chamaram de FAKE NEWS começou a rolar há mais e um mês e o jornal Barão de Inohan relatou a possibilidade do fato acontecer na matéria sobre o assalto sofrido pelo vereador Tatai, em 20 de junho passado (https://obaraoj.blogspot.com/2021/06/vereador-de-marica-e-assaltado-em.html).

Em parte da matéria, o jornalista Pery Salgado informou: 

"... 

A reportagem do Barão de Inohan tentou contato com o vereador para falar sobre o assunto e sobre um burburinho da possível saída do posto de saúde de Santa Paula, o que poderá ocasionar uma série de problemas aos moradores, mas não tivemos sucesso. Segundo informações, o crime não foi registrado.

POSTO DE SAÚDE DE SANTA PAULA PODE MUDAR DE ENDEREÇO

O jornal Barão de Inohan recebeu uma denúncia de uma conhecida educadora do município, dando conta que corre um burburinho no bairro de Santa Paula sobre a possível perda do posto de saúde do bairro (uma das conquistas do vereador Tatai) que poderia ir para outro local (não sabemos qual, mas fala-se em Cassorotiba ou SPAR), deixando os moradores de Santa Paula sem atendimento médico.

É bom lembrar que o primeiro posto foi uma conquista dos moradores, que conseguiram o espaço de uma antiga escolinha dentro do condomínio B, que foi posteriormente transformado em posto, mesmo os devidos recursos.

Com a chegada do container que serve hoje de posto de saúde do local, a vida dos moradores da região foi bastante facilitada e comemorada por Tatai, Aldair e pelo próprio prefeito como uma grande conquista. Esperamos que o burburinho seja apenas mais um boato."


INFELIZMENTE NÃO ERA BOATO

A notícia infelizmente se confirmou na parte da tarde do mesmo dia (terça 27) quando chegou a informação que o posto iria se mudar para a rua Luiz Genésio, no bairro do SPAR,  aproximadamente 2,5 km do atual lugar.

Os moradores de Santa Paula que já passaram por muitas dificuldades no passado, por ter que se deslocar até Inoã para um simples atendimento, se sentiram mais aliviados quando há pouco mais de 20 anos, conseguiram junto a administração do Condomínio Santa Paula B, um espaço para realizar o atendimento.

O local onde funcionou  a primeira escolinha do bairro, e que estava fechado, passou então a ser o PSF Santa Paula.

Criou-se então um vínculo dos moradores do bairro com os profissionais que atuam ali.

O local com o passar do tempo, precisava de uma reforma urgente, por se tratar de um imóvel antigo. Nossa reportagem esteve no local junto com o vereador Felipe Auni (durante o segundo governo de Washington Siqueira, o Quaquá), para confirmar a precariedade do local.

Depois de muita luta da administração do condomínio e do CCS Maricá, a reforma foi iniciada, mas logo após paralisada, causando constrangimentos as mulheres, que realizavam seus exames preventivos em local totalmente insalubre, e sem a devida privacidade. A luta por um novo local começou e foi longa.

Em 2017 foi então realizado um contrato para locação de módulos (container) para receber o PSF Santa Paula junto a Escola Municipal do bairro.

E o que todos esperavam, era a construção de um prédio definitivo, o que até hoje não ocorreu.

Segundo a página do MMM, o bairro recebeu milhões de reais em festas e eventos em datas festivas, ao passo que o PSF Santa Paula seguia funcionando em módulos alugados. "E todo bom gestor e fiscal do executivo deveriam priorizar, como todo trabalhador, sua casa própria."

O contrato de locação dos módulos foram interrompidos, por motivos não informados, e os usuários do PSF Santa Paula não foram informados previamente sobre a mudança, que já estava programada há mais ou menos dois meses de acordo com informações obtidas junto a algumas pessoas ligadas a área de Saúde de forma não oficial e confirmado agora após reportagem do Barão de Inohan de 20 de junho passado.

Uma verdadeira falta de respeito com os usuários cadastrados.

Fazendo nossas, as palavras do MMM, "Fica aqui o nosso repúdio a esse descaso e a nossa solidariedade aos moradores de Santa Paula."

baseado em informações da página Movimento Maricá Melhor.