quarta-feira, 21 de julho de 2021

BENEFICIÁRIOS SE MOBILIZAM PARA PEDIR "PAT" ENQUANTO DURAR A PANDEMIA E NO VALOR INTEGRAL


Foi aprovado pelos vereadores de Maricá a mensagem do prefeito Fabiano Horta pedindo a prorrogação do PAT - Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) por mais três meses (agosto, setembro e outubro) e o Programa Renda Básica de Cidadania (RBC) por mais quatro meses (agosto, setembro, outubro e novembro). O projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal passou por deliberação em sessão extraordinária na segunda-feira (19/07). Os dois programas passarão por um realinhamento de valores. A partir de 01/08, o valor do benefício do PAT terá seu valor diminuído para R$ 600,00 e depois será extinto, o que frustrou a grande maioria dos beneficiários que já estão se mobilizando em diversas redes sociais com abaixo assinados pedindo a manutenção do benefício enquanto a pandemia durar e no valor original.

Já o RBC, mantém o valor em mumbucas pagas (R$300,00) até o mês de novembro e, a partir de então, terá o crédito reajustado para 170 mumbucas, seu valor original.


MOBILIZAÇÃO EM REDE SOCIAL

Já prevendo uma mudança no PAT, uma atuante moradora de Maricá, criou um abaixo assinado on line que chegou a 3 mil assinaturas na noite da quarta feira 21 de julho. Diz o abaixo assinado:

Maricá , 24 de Junho de 2021

AO EXCELENTÍSSIMO SR. PREFEITO DE MARICÁ FABIANO HORTA , AO SR. VICE PREFEITO DIEGO ZEIDAN , E AOS NOVOS MEMBROS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARICÁ

O Brasil ultrapassou a marca de mais de 500 mil mortes pelo Covid-19 e também foi o segundo país com mais mortos , atrás apenas da Índia . Além disso, com a chegada do inverno , é esperado um aumento de casos de pacientes com problemas respiratórios .

Temos um sistema de saúde que tomou dois tsunamis na testa , mal sobreviveu , e está em uma situação em que , se vier um terceiro tsunami , nós não temos medicamentos , não temos leitos , não temos equipes de UTI . Não temos condição de dar conta de uma terceira explosão .

Em seu boletim mais recente sobre a pandemia , a Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz ) afirmou que 18 Estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de UTIs acima de 80% , nível considerado crítico pela instituição. Oito deles estão acima de 90% .

O início do inverno no hemisfério Sul tende a agravar a situação do país , dado o comportamento sazonal de doenças respiratórias graves . Ou seja , mais pessoas em lugares fechados e condições climáticas que favorecem o espalhamento do Covid-19 .

" O sistema de saúde ainda apresenta grande sobrecarga para o cuidado de alta complexidade à Covid-19 , estando sob risco de não ter capacidade de responder a eventuais aumentos na demanda por cuidados "

Cenário que faz especialistas de saúde projetarem que uma terceira onda de contaminação e mortes pode estar a caminho .

Estamos com uma transmissão comunitária do coronavírus extremamente alta e em patamares fora do controle .

Para completar , temos cada vez menos intervenções para controlar isso ....

Pedimos ao Sr. Prefeito a Prorrogação do PAT/Mumbuca sem a redução enquanto a pandemia não recuar e houver uma total imunização de toda a população Maricaense , sem restrição de idade . Ou seja, caso o número de contágios e mortes continue aumentando , precisamos da manutenção desses benefícios até Dezembro de 2021 .

O Mumbuca ( Renda Básica da Cidadania ) é essencial também , pois é mais um complemento na mesa do Maricaense , pois com o alto custo da alimentação , gás , que sobe a cada dia , sem o mesmo não sei o que seria inclusive de nossas crianças , as quais também estão com a cesta básica atrasada , em várias Escolas do Município . O que seria de seus pais sem o Mumbuca ??? E os trabalhadores , os comerciantes locais , que estão vendo seu comércio a cada dia cair e as atividades de trabalho ???

Por favor Prefeito , reveja essa situação de seu povo ...

Desde já agradecemos a sua atenção .
Deus os abençoe grandemente .
Atenciosamente 
Vanessa Laterza ,
Moradora de Maricá

Agora é aguardar a sensibilidade do prefeito e dos vereadores.