A equipe da 79ª DP (Jurujuba) prendeu, na segunda-feira (24/05) em Itaipuaçu (Maricá), uma mulher que tem 161 passagens pela polícia pelo crime de estelionato. Segundo as investigações, a acusada é uma peça chave da organização criminosa que aplica o conhecido golpe do empréstimo consignado.
De acordo com os agentes, nesta modalidade de crime, que atinge principalmente funcionários públicos civis e militares, as vítimas contratam um empréstimo consignado na folha de pagamento e ficam com 10% do valor contratado. Os outros 90% são entregues aos estelionatários sob o título de cessão de crédito, com a promessa de que a empresa arcaria com o pagamento das parcelas do empréstimo realizado pelo cliente, além de repasse de parte do lucro obtido com a aplicação do valor cedido em vantajosas operações financeiras. No entanto, após o pagamento de algumas parcelas, o golpista sumia e a vítima arcava com todo prejuízo decorrente das prestações do empréstimo realizado que, na maioria das vezes, era contratado em 72 parcelas.
Após registros de ocorrências de pessoas lesadas, as investigações iniciaram. Os agentes realizaram diligências e identificaram integrantes da quadrilha, incluindo a acusada presa na segunda-feira 24. Um mandado de prisão temporária foi expedido pela Justiça, Fernanda Ribeiro da Silva Pereira foi presa e levada para sistema prisional onde aguardará julgamento.
A polícia pede que quem tenha sido vítima da estelionatária que compareça a qualquer delegacia para registrar queixa e fazer o registro. Outros integrantes da quadrilha já foram identificados e poderão ser presos à qualquer momento.