sexta-feira, 21 de maio de 2021

MUNICÍPIOS DO RIO RECEBEM DOSES DA PFIZER. MARICÁ FICA DE FORA APESAR DE TER EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS.

Mais 19 cidades do Estado do Rio receberão doses da vacina da Pfizer até a semana que vem; confira a lista

 


A vacina da Pfizer chegará a cidades do Estado do Rio, além da capital, na semana que vem. Segundo a Secretaria estadual de Saúde (SES), 19 municípios com mais de 150 mil habitantes receberão o imunizante. A pasta informou que as 57.330 doses da fabricante enviadas pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (18) serão distribuídas para as prefeituras de Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda.

Maricá que tem hoje tem mais de 150 mil habitantes e apesar do enorme investimento feito pela prefeitura com freezers especiais para receber este tipo de vacina, ficou de fora da entrega da SES, sem nenhuma informação que justificasse.

MUDANÇA

A mudança de estratégia foi possível graças a uma nova orientação do Ministério da Saúde, que, até então, recomendava que as doses da Pfizer fossem enviadas apenas para as 27 capitais do país, devido à complicada logística de armazenamento da vacina, que exige baixíssimas temperaturas. No estado do Rio, além da capital, apenas Maricá e Nova Iguaçu tem os equipamentos necessários para este tipo de armazenamento.

Em nota, o governo do Rio explicou que “o Ministério da Saúde enviou ofício aos estados esclarecendo que, de acordo com as novas orientações sobre o armazenamento da vacina e a necessidade de ampliação do calendário vacinal, o imunizante da Pfizer poderá ser distribuído para cidades que estejam a até duas horas e meia de distância da capital. O documento também reforça a importância de as doses serem destinadas a municípios que tiverem recebido a capacitação da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações sobre logística e uso dessa vacina nos dias 17 e 18 de maio. De acordo com o ofício, a logística de transporte e o armazenamento nas centrais de rede de frio devem ser na faixa de -15°C a -25°C, no período máximo de 14 dias. Já para o armazenamento nas unidades de saúde, as vacinas devem permanecer entre 2°C e 8°C. Nesse caso, o imunizante tem durabilidade de cinco dias. Após aberto, o vidro de seis doses deve ser utilizado integralmente em no máximo seis horas”.

As doses ficarão armazenadas em câmara fria da SES e serão distribuídas em pequenos lotes aos municípios, com agendamento prévio das pessoas a serem vacinadas, para evitar o desperdício de doses do imunizante, segundo a pasta. “É importante continuarmos avançando no calendário vacinal, porém, a vacina da Pfizer requer algumas exigências para ser distribuída. Até a próxima terça-feira (dia 25), faremos toda a logística de entrega desses imunizantes aos 19 municípios selecionados”, afirmou, em nota, o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.

A redação do Barão de Inohan aguardada nota ou informação da secretaria de saúde de Maricá, explicando por que o município ficou de fora desta entrega.