sexta-feira, 28 de maio de 2021

APÓS MATÉRIA DO BARÃO GRANDE MOBILIZAÇÃO COMEÇOU EM FAVOR DA CRIANÇA COM SUSPEITA DE TUBERCULOSE


 A pequena menina moradora de Itaipuaçu que estava sem nenhum tipo de atendimento e com suspeitas de tuberculose, após matéria veiculada pelo jornal Barão de Inohan na terça feira 25 de maio (https://obaraoj.blogspot.com/2021/05/crianca-com-suspeita-de-tuberculose-e.html), começou a ser atendida no final da manhã da quinta feira 27 e na manhã da sexta feira 28, sua mãe recebeu telefonema da diretora do posto de saúde da rua 34, que se desculpando pelos inúmeros problemas, informou que dará todo o tipo de atenção e atendimento à criança.

Durante a preparação desta matéria, a mãe da jovem Geovana de 8 aninhos, entrou em contato muito emocionada informando que acabara de receber a visita de um médico (Dr. Alcenir) em sua residência.

Já no final da manhã da quinta 27, Geovana foi atendida pelo Dr. Renam do SAE que prescreveu medicamentos (inclusive antibiótico, devido a suspeita de tuberculose) e já no início da noite, o quadro de saúde da criança começou a melhorar.

Após matéria do Barão e a mobilização do jornalista Pery Salgado solicitando imediata intervenção e ajuda da conselheira do CMS (Conselho Municipal de Saúde) Anna Maria Quintanilha (que também é presidente do CCS Maricá - Conselho Comunitário de Segurança ligado ao ISP), esta entrou em contato imediato com a secretária de saúde Dra. Simone Costa e com o presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente) Sr. Sérgio, que abraçaram o caso de Geovana.

No início da tarde da quinta 27, o problema foi levado à reunião mensal do CMS e Anna Maria falou com a coordenadora de atenção básica que garantiu todo o acompanhamento à criança e sua família que se faça necessário.

Primeiro procedimentos adotados e o contato feito pela diretora do posto da  rua 34 em Itaipuaçu, no final da tarde do dia 28, a mãe e a pequena Geovana receberam em casa a visita de um médico (Dr. Alcenir) que examinou a menina, deu orientações a respeito da suspeita de tuberculose, avaliou todos os exames já feitos em clínicas e hospitais de Niterói (que uma pediatra de Maricá disse que nada valiam - vejam na matéria anterior https://obaraoj.blogspot.com/2021/05/crianca-com-suspeita-de-tuberculose-e.html) explicando como funciona o protocolo até a confirmação ou não da tuberculose. O médico também informou estão totalmente a disposição da criança e de sua família e se ele não estiver no posto da 34, que a pequena Geovana pode se dirigir ao posto da 83 (Santa Rita) no final de semana, mas que todos os dias ele está no posto da 34 e estará à disposição.

Na próxima semana, já a partir da segunda feira, Geovana terá diversas consultas e exames no decorrer de toda a semana. "Ele foi bastante atencioso, eu estou surpresa realmente com a atenção que eles tem dado agora... enfim, foi uma benção, agora tenho que admitir que hoje nós fomos bem atendidas também depois da atenção que tivemos do Dr. Renam no SAE na quinta feira e agora aqui em casa pelo Dr. Alcenir" falou emocionada a mãe de Geovana à nossa reportagem por telefone.

Mas a luta de Geovana está só no começo, embora agora, bem encaminhada. Estaremos acompanhando 24 horas a evolução da melhora desta pequena guerreira, da sua mãe e do paizão Luis.