quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

MORANDO PRÓXIMO AO INFERNO

MORADORES DO ENTORNO DE SHOPPING PERTO DA PREFEITURA CONVIVEM COM SOM ABSURDAMENTE ALTO DURANTE TODA A MADRUGADA E NINGUÉM TOMA PROVIDÊNCIAS


O problema começou há cerca de sete meses, logo após a COPA DO MUNDO, quando um bar do shopping próximo a prefeitura de Maricá começou a colocar shows de MPB e sertanejo até altas horas da madrugada.

Acontece que no entorno deste shopping, é uma zona residencial, com moradores de todas as idades, o que tem transformado a vida deles num verdadeiro inferno.


O jornal Barão de Inohan recebeu diversas denúncias e videos que comprovam o som absurdamente alto, e que segundo os moradores, piora entre quinta a domingo, com os shows terminando por volta das cinco horas da manhã, sem que NINGUÉM DA POSTURA MUNICIPAL toma qualquer providência.

Nossa reportagem esteve na administração do shopping (localizada na IMOBI) e falando com o funcionário Anderson (que nos atendeu de forma magnífica), fomos informados que várias reclamações começaram a chegar na imobiliária, vindas dos lojistas vizinhos ao bar. Essas reclamações começaram segundo Anderson no mês de outubro de 2018, dando conta que o local pela manhã era lixo puro, uma verdadeira bagunça, o que prejudicava os lojistas do shopping - principalmente os vizinhos diretos do bar - em abrir seus estabelecimentos pela manhã, tal a bagunça e sujeira. Mas, segundo Anderson, o problema foi rapidamente contornado e não houveram mais reclamações neste sentido, e afirmou também que não tem recebido outros tipos de reclamação, como a questão de ordem pública e som alto (talvez por poucos saberem que a administração do shopping não é feita no local e sim na IMOBI).


Conversando com moradores, a reportagem do Barão de Inohan viu pessoas idosas com problemas de saúde, casa com crianças que não conseguem dormir, problema que se repete em todo o entorno do INFERNO que virou este shopping à noite.

Indo à secretaria de transporte e postura no bairro do Caxito na manhã da terça feira 19/02, o jornalista Pery Salgado tentou uma entrevista com o secretário André Azeredo (Casquinha), sem sucesso, mas, foi conduzido a Sra. Priscila que informou que Casquinha estaria numa reunião na prefeitura. Falando sobre o problema, o jornalista foi informado que várias reclamações foram recebidas e várias notificações e até intimações já foram entregues ao músico responsável pelos shows que acontecem no local. Disse também que o jornalista teria maiores informações na Postura Municipal próximo do Super Market no centro, na Rua Barão de Inohan.

Chegando ao local (que aliás não tem nenhuma identificação que ali funciona a secretaria de postura municipal) - num galpão atrás de uma corretora, a reportagem do Barão de Inohan também foi muito bem recebida, mas de pronto recebeu a informação que deveria procurar o secretário André Casquinha (???????) para maiores esclarecimentos sobre o fato, mas teve ciência que a postura está ciente de todos os problemas advindos do bar e do cantor que realiza os shows no local, dizendo inclusive que o assunto já está no Ministério Público para os devidos procedimentos.

MORADORES JÁ REGISTRARAM PROBLEMA NA DELEGACIA, POSTURA E NA JUSTIÇA


Além de diversas denúncias feitas junto a secretaria de postura, moradores já foram registrar o fato na 82 DP e o assunto já foi para o fórum de Maricá, onde, em um audiência de conciliação, no dia 11 de setembro de 2018 o réu (autor do som alto durante os shows), se comprometeu a ABAIXAR O SOM APÓS DETERMINADA HORA E SEMPRE QUE ALGUM MORADOR FOR RECLAMAR, fato que nunca aconteceu. Os moradores não sabem mais a quem recorrer e se sentem abandonados pelo poder público municipal. O Jornal Barão de Inohan se juntou a estes moradores, na defesa dos seus direitos, lembrando que por lei FEDERAL, não pode ter som acima dos 50 decibéis entre 07 e 22 horas que incomode moradores e de 45 decibéis entre 22 e 7 horas da manhã.


Desde já colocamos o espaço que for necessário para o secretário André Casquinha faça suas colocações e de pronto, esperamos que a SECRETARIA DE POSTURA resolva o problema destes moradores que convivem com A SUCURSAL DO INFERNO EM MARICÁ, o mais breve possível.