Determinação de Bolsonaro para investigar repasses do PSL está sendo cumprida, diz Moro
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro , disse que a determinação do presidente Jair Bolsonaro de investigar repasses suspeitos de dinheiro público por parte do PSL a possíveis candidatos laranja nas últimas eleições “está sendo cumprida”. Questionado sobre o assunto ao fim de um evento com magistrados da Justiça Federal, Moro não deu detalhes, porém, se há inquéritos formalmente abertos e nem quais casos serão objeto de apuração, uma vez que há duas situações suspeitas, uma em Minas Gerais e outra em Pernambuco.
— O senhor presidente Jair Bolsonaro proferiu uma determinação e a determinação está sendo cumprida. Os fatos vão ser apurados e eventuais responsabilidades, após as investigações, vão ser definidas — disse o ministro.
Suspeitas de que o PSL, partido de Bolsonaro, repassou verba pública destinada a campanha eleitoral a candidatos que funcionavam como laranjas , em Pernambuco e em Minas, abriram uma crise no governo. A permanência no governo do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebbiano, que era presidente da sigla à época, foi inclusive colocada em dúvida por Bolsonaro em entrevista ontem .
Moro anunciou que deverá entregar o pacote legislativo de combate ao crime ao Congresso Nacional na semana que vem. Ele estava esperando Bolsonaro se recuperar da cirurgia à qual foi submetido para fazer uma entrega simbólica do pacote ao Legislativo. A medida é considerada uma das vitrines do governo nas políticas contra a violência.