quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

CRISE NA SEGURANÇA PUBLICA DE SAQUAREMA

GUARDA MUNICIPAL DESPEJADA


Infelizmente a guarda municipal de Saquarema está prestes a ser extinta, dando espaço a contratados de políticos sem nenhum curso e por meio de apadrinhamento! 

Na segunda feira 18 de fevereiro completaram-se 20 dias que foi iniciada uma tentativa destes servidores públicos (concursados) serem ouvidos pelo executivo municipal, sobre promessas feitas pela prefeitura de Saquarema nos últimos dois anos e pela falta de estrutura e equipamentos de segurança. 

Com a aproximação do carnaval e após as festas de fim de ano o comando da Guarda Municipal de Saquarema chegaram a conclusão de que não teriam condição de dar segurança à população.

Guardas Municipais reclamam de não terem segurança, serem  perseguidos e massacrados sendo cortadas as horas extras que haviam sido feitas no ano novo. Além de todos esses absurdos, foram modificadas as escalas para diária e dentro de patrimônio, ou seja, os guardas concursados não estão nas ruas da cidade! Além de todos estes absurdos, o secretário de segurança autorizou a descaracterização das viaturas retirando adesivos, porém deixando o giroflex vermelho e cedendo os veículos a contratados! 

A população de Saquarema começou a clamar pela sua guarda visto que os furtos em Bacaxá aumentaram sobremaneira, a bagunça no trio e nas praias tomou conta, e mesmo assim, com todos estes problemas de segurança que afetam a população, veio o golpe final, quando a secretaria de segurança DESPEJOU OS GUARDAS DE SUA SEDE, sede esta onde tudo construído com doações e mão de obra dos próprios guardas, televisores, camas, colchões, equipamentos eletrônicos, aparelhos todos doados pela comunidade - fora alguns armários e afins que os guardas fizeram "vaquinha" para comprar! 

O que será mais que vem por aí?

Mais contratações apadrinhadas? 

Vão onerar mais os cofres públicos? 


A prefeitura diz estar sem dinheiro (embora esteja recebendo uma boa fatia dos royalties do petróleo) então por sugestão dos próprios GMs, por que não nomeiam um guarda como secretário o que iria reduzir esse custo em mais de 100%?

Os guardas nos colégios estão sendo obrigados a assinar folha de ponto da secretaria de educação e os guardas nos Postos de Saúde e Hospital a assinar folha de ponto da secretaria de saúde! Isso se chama abuso de autoridade, visto que essa realocação não tem previsão legal e tira a responsabilidade da secretaria de segurança! 

"Até quando vamos aceitar isso? Lugar de coronel é na polícia e não na guarda! DEVOLVAM A GUARDA AOS GUARDAS" clamam os Guardas Municipais de Saquarema em coro.

Matéria e fotos: Claudio Motta