Moradores da região de Guaratiba parecem não ter problemas com a ENEL pois não deram a mínima para a manifestação |
Foi um fiasco e uma grande surpresa o que a reportagem do Barão de Inohan presenciou no final da tarde do sábado 02 de fevereiro na praça dos pescadores em Guaratiba.
Lá, deveria acontecer a terceira reunião do grupo que está articulando ações contra a ENEL, mas quando a reportagem do Barão de Inohan (mais uma vez o único jornal de maricá a estar presente nas ações contra a ENEL) chegou ao local por volta das 18:30 h (a reunião estava marcada para iniciar às 18 horas), viu duas pessoas, uma criança, duas advogadas que estavam ali para receber as demandas da população local e fazer as devidas orientações, e dois organizadores das manifestações.
Após a chegada da reportagem do Barão de Inohan, fomos convocando alguns passantes que ao final, reuniram pouco mais de 10 pessoas. Foi uma surpresa e lamentavelmente um fiasco para a organização do movimento, parecendo que os moradores da região de Guaratiba não tem nenhum problema contra a ENEL, e que estão contentes com o serviço da concessionária de energia elétrica que atende Maricá e mais 65 municípios no estado do Rio de Janeiro.
Um fato que nos causou espécie, foi a reação de uma pessoa em rede social, após a postagem da advogada Priscilla Motta de Queirós (que gratuitamente tem participado das manifestações, recebendo as demandas e orientando a população sobre como proceder conta a empresa) que estava convocando moradores locais para irem à praça dos Pescadores, pois a adesão era igual a zero. Essa pessoa de nome RITA ..., disse que as pessoas não iam devido ao horário, da sensação térmica (no local e no horário corria uma brisa e mesmo após o sábado bastante quente, a temperatura no momento da reunião beirava os 30 graus à beira da lagoa) e do incomodo com o calor. Foi então que advogada disse que todos esses motivos estavam sendo sentidos por aqueles que ali estavam e que ainda assim, estavam no local para atender à população. A partir deste momento, a tal D. RITA ... começou a ofender e a falar impropérios para advogada, que para nossa reportagem, informou que a acionará na justiça devido às ofensas e ameaças recebidas.
PRÓXIMA REUNIÃO
As duas primeiras reuniões tiveram uma receptividade muito maior. No dia 26 de janeiro, dezenas de pessoas participaram do ato na lagoa de Araçatiba (praça Tiradentes) e no dia 27 (domingo), centenas de pessoas participaram do ato em Itaipuaçu (praça do Ferreirinha) com a presença do Vereador Cemar, que se comprometeu a convocar uma audiência pública e abrir uma CPI na Câmara de Maricá, para questionar o trabalho da ENEL em Maricá.
Reunião do dia 27/01 em Itaipuaçu contou com centenas de pessoas |
A próxima reunião acontecerá no domingo, dia 10, novamente na praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu, com a presença do vereador Cemar, organizadores da manifestação e advogados que estarão orientando a população participante. Estes inclusive, pedem que os atingidos, levem as 12 (doze) últimas contas para serem anexadas ao processo contra a ENEL no Mistério Público estadual.
PRIMEIRA VITÓRIA
No sábado dia 02, numa cerimônia da prefeitura em Itaipuaçu, o vereador Cemar esteve com a Deputada Estadual Rosângela Zeidan explicando os problemas e esta prontamente se colocou ao lado do vereador e do povo de Maricá, informando que iria o mais breve possível protocolar na ALERJ uma CPI contra a ENEL e a LIGHT. E assim o fez. Na primeira sessão legislativa de 2019, na segunda feira 04 de fevereiro, Zeidan protocolou na secretaria da ALERJ o pedido de abertura da CPI contra as concessionárias de energia elétrica.