O deputado federal Romário (PSB-RJ) marcou um tremendo gol contra ao se aliar com o Lindberg e corre o risco de perder a eleição ao senador, antes tida como certa. Ao lançar sua candidatura ao Senado ao lado do ex-prefeito de Nova Iguaçu, pré-candidato ao governo do estado do Rio, sua então boa imagem virou esgoto. Os números da página do Baixinho no Facebook não deixam dúvidas do risco que ele corre de ser escanteado pela opinião pública: uma semana após o anúncio da (inesperada) coligação, cerca de 42 mil comentários foram registrados, ao todo, no canal – 90% indignados com a união.
Com mais de 1 milhão de curtidores no Facebook, a popularidade de Romário vem minguando dia após dia na rede social. Desde que revelou sua parceria com o PT de Lindberg Farias e fez uma postagem, no sábado passado (21), pedindo um “voto de confiança” aos internautas, o parlamentar apanhou de todos os lados. A partir de então, não houve uma só publicação em sua página que não fosse alvo de críticas ferrenhas à inusitada aliança.
Numa postagem de domingo (22), por exemplo, em que Romário agradece à deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) por ter lhe cedido a vaga de candidato a senador na chapa de Lindberg, foram registrados, até a manhã deste sábado (28), nada menos que 8.723 comentários – e nem precisa dizer que a grande maioria é de ataques e mais ataques. A palavra “decepção” é a mais recorrente nos comentários, mas outras como “traíra” também aparecem com frequência.
A mesma irreverência e acidez verborrágica com que Romário sempre atacou seus desafetos políticos vêm sendo utilizadas pelos internautas como uma arma para atingi-lo, como mostra o comentário de um perfil identificado como Lidervans. “Que bola nas costas, hein, Romário!? Fala tanto em corrupção na CBF, no Congresso, diz que se importa com as crianças, principalmente, as especiais, e faz um papelão desses? Agora, descobri o tipo de peixe que você é: traíra”, disparou o usuário.
A professora Eloisa Maria Gomes, de Contagem (MG), também não deixou barato e escrachou o ex-craque em seu comentário: “Você não tem argumento nenhum para garantir alguma coisa. Está desacreditado depois que se vendeu ao PT. Queria saber, não tem vergonha não? Você é igual a eles, né? Perdeu. Pessoas que se vendem são fracas”.
Já o internauta Petronillo Sergio, do Rio, escreveu que Romário deveria voltar atrás e rever a aliança. “Você selou sua derrota no RJ. Tinha nas mãos o Senado. Ainda dá tempo de tornar atrás: a repercussão seria extremamente positiva, pois mostraria que você ouve muito seus eleitores, se diferenciando dos demais. Só falta finalizar pro gol. Não é momento de tabelinha, mas de chutar e ir pro abraço”, sugeriu.
Analistas políticos ouvidos pelo blog O SEU VOTO foram unânimes em dizer que a inesperada aliança com o PT, com quem travou duros embates nos últimos anos, desencadeou uma grave crise na carreira política do ex-craque. “A candidatura de Romário, antes considerada favorita, corre o risco de perder para qualquer um que for oposição ao PT no Senado”, afirmou um dos comentaristas consultados, preferindo não se identificar.
Diversos jornais da grande imprensa do Rio e de todo o país, como “O Globo”, “O Dia” e “Valor Econômico”, repercutiram o bombardeio que Romário vem sofrendo nas redes sociais. “O deputado federal Romário (PSB-RJ) está na berlinda. Após o anúncio de sua candidatura para o Senado na chapa do petista Lindbergh Farias, candidato ao governo do Rio, o ex-jogador vêm sofrendo várias críticas e insultos pela internet. Vários eleitores destacaram em sua página no Facebook que estão incrédulos até agora devido à aliança com o PT”, diz o lead da reportagem publicada, na segunda (23), no portal do “O Dia”.