segunda-feira, 9 de junho de 2014

BIOMETRIA CHEGA AOS ÔNIBUS

BIOMETRIA CHEGA AO ÔNIBUS


Você sabe o que é biometria? È a técnica de identificação pessoal que recorre a características únicas de cada indivíduo, ou seja, a medida dos seres vivos (bio = vida; metria = medida). A digital é um exemplo, assim como a voz e a iris do olho, pois são diferentes e INDIVIDUAIS, inclusive em gêmeos (cada um tem a sua).
Por que estamos perguntando isso?
Porque esta tecnologia já está sendo utilizada para apoiar a operação de transporte, especialmente dos usuários dos cartões de gratuidade. Com isso, teremos a garantia de que os cartões serão usados somente pelos seus proprietários. Mas, atenção, a biometria não substitui o cartão. Ele continua sendo necessário para o transporte.
Até o momento, esta técnica de identificação já foi implantada em Maricá (pioneiro), Itaboraí, Teresópolis, Friburgo, Niterói e São Gonçalo. A medida vem sendo implementada de forma gradativa nos ônibus de municípios da Região Metropolitana. Todos os beneficiários da gratuidade serão contemplados com um novo cartão após o cadastramento e a coleta das impressões digitais.
Os ônibus, por sua vez, contarão com um novo equipamento, o FINGER (ale´m do validador do cartão que todos já conhecem), que será utilizado pelos usuários de gratuidade no momento do embarque. Assim o validador reconhecerá os passageiros que têm ou não direito à gratuidade, pois o cartão terá a impressão digital cadastrada do beneficiário, liberando ou não a roleta, após a tentativa de validação no finger.

PASSO A PASSO COMO O PASSAGEIRO DEVE PROCEDER:

1)       Para embarcar no ônibus, o usuário deverá passar o cartão no validador.
2)       O validador solicitará a validação da digital, indicando qual dedo deve ser passado no FINGER. As imagens que aparecem variam conforme o modelo de validador utilizado.
3)       O cliente deverá arrastar o dedo de forma reta até o final, encostando toda a superfície da digital. Este movimento não deve ser feito com força, nem muito rápido e nem muito lento.
4)       Se operação estiver correta, a digital será validada e, em seguida, a roleta será liberada. Caso a digital do usuário não seja validada, um aviso aparecerá no visor.
5)       Caso a segunda tentativa não ocorra com sucesso aparecerá uma mensagem. É um pedido para que apresente o cartão novamente.
6)       Após a reaproximação, será solicitada a passagem de um novo dedo no FINGER. Lembramos que a imagem varia conforme o modelo do validador.
7)       Quando as quatro tentativas para validação da digital forem atingidas (2 para o primeiro dedo e 2 para o segundo dedo), o cobrador ou motorista deverá liberar a passagem do cliente.
8)       O cliente deverá ir a um posto de cadastramento para verificar o possível problema no seu cartão ou na validação das digitais.


A QUAIS CLIENTES SE DESTINA A BIOMETRIA?

A todos os usuários da gratuidade, a partir dos sete anos de idade: idosos; estudantes da rede municipal, estadual e federal de ensino e pessoas com deficiência ou doença crônica. É claro que existem exceções a regra, nas quais o cliente não terá como validar sua digital. Encontram-se, nesses casos, alguns tipos de deficiência, que são contingências permanentes. E há  também a contingência temporária, fruto de alguma alergia, ou fratura, por exemplo.

E NO CASO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE POSSUEM CARTÃO COM ACOMPANHANTE, ESTA PRECISA CADASTRAR SUAS DIGITAIS?

O cadastro da digital é somente para a pessoa com deficiência, ou seja, o acompanhante não tem a biometria cadastrada. O usuário precisará validar a digital e, em seguida o acompanhante apresenta o cartão no validador e aguardará a liberação do cobrador ou motorista.

QUAL O SIGNIFICADO DA MENSAGEM "BIOMETRIA EXPIRA EM X DIAS", NO VALIDADOR?

Se um passageiro não conseguiu cadastrar sua digital, e entrou no status de CONTINGÊNCIA TEMPORÁRIA, o sistema oferece um prazo para a próxima coleta. Quando estiver próximo do prazo de validade, o validador exibirá essa mensagem. Nessa caso, o usuário poderá embarcar, mas deverá comparecer ao posto para realizar uma nova coleta.

E COMO DEVO PROCEDER QUANDO EXIBIR A MENSAGEM "BIOMETRIA VENCIDA"?

Nessa caso, o usuário não poderá realizar qualquer transação no validador.

O QUE SIGNIFICA A MENSAGEM "CANCELADO" NO VALIDADOR?

Esta mensagem pode aparecer porque o cartão foi bloqueado para uso, pois o usuário não realizou o cadastro biométrico. Oriente-o a ir ao posto.

PASSAGEIROS DE OUTRO MUNICÍPIO DEVEM REALIZAR O RECONHECIMENTO BIOMÉTRICO?

Se o usuário é de um município em que não é utilizada a validação biométrica, a digital não será solicitada, e o embarque deverá ser liberado pelo cobrador ou motorista, mediante conferência da foto.
Exemplo: Sênior do Rio de Janeiro utilizando um ônibus de Niterói ou Maricá.