segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

TRANSTORNO PELAS OBRAS NA RJ 106 E CONDADO COM ENTRADA NOVA


O tumulto e sufoco que os motoristas vem passando desde meados de novembro quando começaram as obras agora de duplicação da RJ 106 entre a avenida Roberto Silveira e novo retorno após o Condomínio Bosques dos Lordes (cerca de 1,5 quilômetros), além de grandes prejuízos aos comerciantes da região, estão causando um atraso enorme nas viagens de ônibus tanto das linhas municipais quanto intermunicipais, aumentando em alguns horários, a viagem neste curto trecho em até vinte minutos.

A alteração do trânsito se faz necessária, como mencionamos acima, para a duplicação da RJ 106 no trecho mencionado, que passará a ser de pista dupla, com duas faixas de rolamento. A duplicação começou no sentido PONTA NEGRA e a SOMAR junto com a empresa consorciada para execução das obras, é que a duplicação neste sentido seja concluído antes do natal para minimizar os enormes transtornos e engarrafamentos que estão previstos para as festas de final de ano.

A previsão também é que, duplicado o trecho entre a Roberto Silveira e o novo retorno, as obras sejam paralisadas no período de festas, retornando apenas no dia 03 de janeiro, já com as obras de duplicação no trecho do novo retorno até a estrada de Ubatiba (sentido Niterói).

BALDEAÇÃO

Um fato que tem ajudado apesar dos engarrafamentos e transtornos, é que, com o fechamento do cruzamento da RJ 106 com a RJ 114, todos os veículos SÃO OBRIGADOS a ir até o novo retorno caso queiram se dirigir para o Condado, Ubatiba, Itaboraí, São José, Inoã, Itaipuaçu, São Gonçalo, Niterói ou Rio de Janeiro e com isso, todos os ônibus de linhas municipais e intermunicipais, agora passam em frente dos bairros do Marquês e Condado beneficiando seus moradores.

Outro fator bastante relevante, é que o número de passageiros vindos do 2º distrito (Bambuí, Espraiado, Ponta Negra e Jaconé) e que antes precisavam ir até o Flamengo ou até o terminal para pegar ônibus para outros bairros do 1º, 3º e 4º distritos, agora podem fazer esta baldeação nos pontos em frente ao Condado (o principal deles) e Marquês de Maricá, diminuindo o número de usuários no terminal rodoviário do centro de Maricá, já bastante saturado.

CONDADO DE CARA NOVA

Além dessas obras na RJ 106, a SOMAR realizou obra de urbanização na entrada do bairro do Condado, construindo um belíssimo jardim e área de convivência, mudando o visual do local, com belos jardins e coqueiros (já carregados de coco).

BANDALHA AUMENTA


Infelizmente, motoristas irresponsáveis continuam fazendo bandalha na entrada do Condado para acessarem os comércios existentes no local, entrando à esquerda na contra mão podendo colidir de frente com quem acessa o bairro, ou até mesmo com os ônibus municipais e intermunicipais que saem da RJ 106 para embarque e desembarque de passageiros no ponto colocado na entrada do bairro, muito usado em baldeações entre as linhas do 2º distrito, para as linhas do 1º, 3º e 4º distritos.

Além disso, a SOMAR precisa fazer reparo emergencial em bueiros de concreto na entrada do bairro (justamente onde o ônibus da linha E17 (Centro x Condado), faz o embarque e desembarque de passageiros na entrada do bairro.