A alteração do trânsito se faz necessária, como mencionamos acima, para a duplicação da RJ 106 no trecho mencionado, que passará a ser de pista dupla, com duas faixas de rolamento. A duplicação começou no sentido PONTA NEGRA e a SOMAR junto com a empresa consorciada para execução das obras, é que a duplicação neste sentido seja concluído antes do natal para minimizar os enormes transtornos e engarrafamentos que estão previstos para as festas de final de ano.
A previsão também é que, duplicado o trecho entre a Roberto Silveira e o novo retorno, as obras sejam paralisadas no período de festas, retornando apenas no dia 03 de janeiro, já com as obras de duplicação no trecho do novo retorno até a estrada de Ubatiba (sentido Niterói).
BALDEAÇÃO
Um fato que tem ajudado apesar dos engarrafamentos e transtornos, é que, com o fechamento do cruzamento da RJ 106 com a RJ 114, todos os veículos SÃO OBRIGADOS a ir até o novo retorno caso queiram se dirigir para o Condado, Ubatiba, Itaboraí, São José, Inoã, Itaipuaçu, São Gonçalo, Niterói ou Rio de Janeiro e com isso, todos os ônibus de linhas municipais e intermunicipais, agora passam em frente dos bairros do Marquês e Condado beneficiando seus moradores.
Outro fator bastante relevante, é que o número de passageiros vindos do 2º distrito (Bambuí, Espraiado, Ponta Negra e Jaconé) e que antes precisavam ir até o Flamengo ou até o terminal para pegar ônibus para outros bairros do 1º, 3º e 4º distritos, agora podem fazer esta baldeação nos pontos em frente ao Condado (o principal deles) e Marquês de Maricá, diminuindo o número de usuários no terminal rodoviário do centro de Maricá, já bastante saturado.
CONDADO DE CARA NOVA
Além dessas obras na RJ 106, a SOMAR realizou obra de urbanização na entrada do bairro do Condado, construindo um belíssimo jardim e área de convivência, mudando o visual do local, com belos jardins e coqueiros (já carregados de coco).
BANDALHA AUMENTA
Infelizmente, motoristas irresponsáveis continuam fazendo bandalha na entrada do Condado para acessarem os comércios existentes no local, entrando à esquerda na contra mão podendo colidir de frente com quem acessa o bairro, ou até mesmo com os ônibus municipais e intermunicipais que saem da RJ 106 para embarque e desembarque de passageiros no ponto colocado na entrada do bairro, muito usado em baldeações entre as linhas do 2º distrito, para as linhas do 1º, 3º e 4º distritos.