sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ENEL: EMPRESA CONFIRMA FALTA DE COMPROMISSO COM MARICÁ (vídeos)

 


No início da noite da quinta feira 07 de dezembro, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Maricá realizou uma audiência pública para discutir os péssimos serviços prestados (ou que deveriam ser prestados) pela concessionária de energia ENEL que atende Maricá e mais 65 municípios do estado.

Marcada para as 18 horas, com um ligeiro atraso e boa presença de público, a audiência presidida pelo vereador Frank Costa (vice-presidente da Casa de Leis e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor) contou com a presença na mesa diretora dos membros da comissão (Danilo Costa e Ricardinho Netuno), Sra. Andréa representante da ENEL, vereador Cemar que criou (por sugestão do jornalista Pery Salgado em 2018) a CPI contra a ENEL em 2019, do advogado Vinicius Bernardo (representando a Secretaria de Defesa do Consumidor e do advogado Tancredo Ribeiro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Maricá.

Também participaram os vereadores Júlio Carolino, Igor Correa, Teco Paulista, Hadesh, Xandi de Bambuí e outros representantes da ENEL.

Lamentavelmente apenas uma mídia se fez presente, através do jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan e diretor da AIM - Associação de Imprensa de Maricá). Também presente, o presidente da NOVA que agrega grande número de associações de moradores em Maricá. Outro fato lamentável, foi a ausência de representantes da diretoria da FAMMAR (Federação das Associações de Moradores de Maricá).

Aberta a audiência, Frank Costa passou a palavra ao vereador Danilo Santos que falou de sua indignação contra os desserviços à população pela empresa. Sugeriu que a empresa seja OBRIGA a reinvestir seu grande lucro em serviços e produtos na cidade. Falou de transformadores subdimensionados em todo o município, falou de cabeamento semi isolado que já está instalado na avenida Reginaldo Zeidan mas não está ligado à rede.

Falou de uma política premeditada da empresa nos canais de comunicação que a população nunca consegue ter acesso, isolando efetivamente o consumidor da empresa para a efetiva solução dos problemas. Disse também que jamais aceitará como desculpas da empresa as possíveis intempéries do tempo, uma vez que estas sempre acontecem, sempre se repetem e que a empresa deveria estar minimamente preparada para tais eventos.

O segundo a ter fala, foi o vereador Ricardinho Netuno, que saudou todos os presentes e fez uma saudação especial ao jornalista Pery (em nome da imprensa de Maricá). Netuno, cobrou uma ação emergencial do executivo municipal em prol da população e contra a empresa, solicitando ações mais enérgicas contra os desserviços da ENEL. Mencionou também o péssimo canal de comunicação existente da empresa para seus consumidores, falou da única agência da empresa em Maricá que trabalha em horário reduzido. Relembrou da época da CPI em 2019 e que os resultados não apareceram, informando também que até hoje não viu o relatório final da referida CPI.


Continuando sua fala, mencionou problemas diversos em todo o município, onde citou em suas fiscalizações, várias escolas e aparelhos públicos trabalhando com geradores pois a empresa não faz nenhum investimento em aumento de carga no município.

O terceiro a usar palavra foi o vereador Cemar autor da CPI da Enel de 2019, primeira CPI da história do município de Maricá, sugerida pelo jornalista Pery Salgado ainda em 2018 após manifestações que aconteciam em todo o município contra o péssimo trabalho da Enel.

Disse que após fiscalizações e cobranças, o relatório final da CPI está pronto desde então, porém ainda (pasmem) não foi votada pela Casa de Leis maricaense. Disse Cemar, que o relatório final gerou um documento de cerca de 800 páginas e pediu ao vereador Frank Costa (vice presidente da Câmara), que ajude a população maricaense, pedindo que o mesmo seja votado e finalizado, para que possam ser cobradas efetivamente as medidas cabíveis, de ação e punição contra a ENEL.

A seguir, fez uso da palavra o advogado Vinícius Bernardo, representando a secretaria de Defesa do Consumidor e o secretário da pasta - Felipe Paiva. Vinicius lembrou que após o último grande problema pelo qual o município passou, a empresa foi acionada para que restabelecesse os devidos serviços em um prazo de 24 horas - não cumprido, onde a empresa foi notificado, não respondeu à notificação e a mesma está em fase de elaboração de multa. Disse também que a ENEL não é parceira da Casa do Consumidor de Maricá, que não respondeu ao chamado do Procon local para participar de negociações junto aos consumidores e que nada tem feito para melhorar essa situação.

O quinto a fazer uso da palavra foi o também advogado Tancredo Ribeiro, da Comissão de Defesa do Consumidor que parabenizou a CPI realizada em 2019 independente dos tramites administrativos para sua aprovação, pois ele pessoalmente participou e viu o sofrimento de parte da população com cobranças indevidas (o famigerado TOI que praticava multas absurdas sem direito da ampla defesa por parte dos consumidores) e pelos péssimo serviços prestados.

Ao falar dos problemas recentes, disse que a empresa brinca e desrespeita a vida de pessoas, após os problemas de falta de luz (que se estenderam em alguns casos por uma semana) onde pessoas perderam víveres, remédios que precisam ficar armazenados em refrigeração (no caso da insulina para diabéticos), de aparelhos elétricos e até mesmo, cerceando a vida normal (ou supostamente normal) de famílias com crianças e jovens de espectro autista, onde necessitam da "companhia" de um telefone celular para acalmá-las e não puderam fazer uso do mesmo. Não há respeito com a vida e dignidade humana.

Aproveitou para relatar que a empresa conseguiu uma liminar na justiça para impedi-lo de MENCIONAR em sua rede social própria (seja positiva ou negativamente), o nome da ENEL e se assim o fizer uma multa será aplicada.

A representante da ENEL após essas primeiras falas, fez uso da palavra tentando justificar o INJUSTIFICÁVEL. Falou dos atendimentos digitais e informou que a (única) loja da empresa em Maricá, passará por obras para aumentar o espaço de atendimento. Terminou sua primeira fala dizendo que a empresa está pronta para trabalhar em parceria com o município e prestar um atendimento de qualidade, afirmando que a empresa tem sim feito investimentos dentro do município na melhoria dos serviços.

O vereador Frank Costa retrucou as palavras da representante da ENEL, dizendo que tudo não passa de falácia e que a empresa não acompanha o crescimento do município (hoje com mais de 200 mil habitantes) de cerca de 8% ao ano, prejudicando a chegada de novos moradores e investidores e o efetivo progresso da cidade.

A seguir, os demais vereadores fizeram uso da palavra. Hadesh falou da inoperância da empresa ao não retirar os postes do meio das ruas, em atrasar a construção das passarelas por não fazer a devida remoção das linhas de transmissão e de diversos aparelhos públicos que hoje sobrevivem com uso de geradores. Cobrou da empresa números sobre o município, de atendimentos, investimentos e previsão de crescimento.

Com o discurso simplório, do povão maricaense mas contundente, o vereador Xandi de Bambuí lembrou das manifestações no último grande problema acontecido em novembro, quando a Guarda Municipal foi acionada, equipes de limpeza foram também acionadas, gerando contratempos ao município, que poderiam ser evitados se a empresa vil, oferecesse serviços minimamente aceitáveis.

Lembrou da falta de investimentos onde muitos postes estão caindo, lembrando da existência ainda de vários postes de eucalipto da época ainda da CERJ (com a base podre e prestes a cair) e relatou que vários comerciantes estão fechando seus comércios pois não conseguem minimamente sobreviver e trabalhar pelos constantes piques e faltas de luz no município. Um fato curioso durante sua fala, é que houve um pique de luz e parte da iluminação do salão onde acontecia a audiência pública, ficou às escuras.

O vereador Teco Paulista resumiu sua fala no grito da população: FORA ENEL. 

A seguir, Igor Correa falou estar decepcionado pois viu que a empresa não trouxe nenhum número e possíveis ações que deverão ser adotadas em Maricá.

Júlio Carolino foi o último vereador a usar a palavra, e após discorrer sobre os desserviços da ENEL em Maricá, informou que um grande aparelho público de Maricá - o MERCADOR DO PRODUTOR, está pronto à quase oito meses e ainda não foi entregue à população e aos empresários que farão cessão de uso no local por falta de luz e força no prédio público.

Falou também da enorme quantidade de geradores que a prefeitura precisa contratar para que aparelhos públicos possam funcionar, citando além do Mercado Municipal, o CEPT. O jornalista Pery lembrou aparteando o vereador Júlio Carolino, que o Cine Henfil ficou quase 2 anos usando gerador pois a ENEL não fez a devida ligação. E terminando sua fala lamentou o fato, mas fez a entrega à representante da ENEL de uma MOÇÃO DE REPÚDIO da Câmara de Maricá em nome da população do município aos péssimos serviços prestados pela empresa na cidade.

Dando prosseguimento, foi dado início à série de perguntas, feitas pelos vereadores, membros da mesa e população presente.

Em uma das perguntas, sobre as podas, a representante da ENEL chegou a culpar a EXISTÊNCIA de árvores e o jornalista Pery (jornal Barão de Inohan) interveio afirmando que a Sra. Andrea estava dando atestado de IMBECIL à todos os presentes ao culpar a presença das árvores nos problemas existentes e recorrentes.

O jornalista em sua fala afirmou que empresa (pedindo desculpas ao representantes que ali estavam pois são funcionários e precisam e um emprego para se manter) desrespeita o cidadão, o município, cuspindo na cara do povo, do executivo e legislativo municipal ao não fazer nada concreto em termos de melhoria.

Chamando a empresa de CANALHA, parabenizou a fala do advogado Tancredo (OAB) sobre o descaso com vidas, parabenizou Xandi por reportar os anseios do povo, parabenizou todos os vereadores pela MOÇÃO DE REPÚDIO á empresa e pediu em nome da população, que os vereadores votem a conclusão da CPI de 2019.

A representante da ENEL informou que o efetivo da empresa em Maricá, é composta de 8 atendentes (1 para cada 25 mil habitantes em média), 20 equipes de manutenção (composta de cerca de 3 a 7 funcionários), 4 equipes de poda (com cerca de 4 funcionários cada) e 32 equipes comerciais (composta de 2 a 3 pessoas cada - esta equipes são responsáveis pelas novas ligações, CORTES e religações) e deixou claro que em caso emergencial, estas podem ser remanejadas para outros serviços CORRETIVOS.

Outras perguntas foram feitas pela população presente, como quais ações a empresa estaria adotando para combater os GATOS, mas todas as respostas foram prolixas e evasivas.

Por volta das 21 horas (a audiência pública durou 2 horas e 25 minutos), Frank Costa encerrou a audiência se dizendo indignado com a falta de ações e respostas que os representantes da ENEL trouxeram (ou não) para a audiência pública. 

Veja abaixo na integra o vídeo do vereador Frank Costa em sua fala de encerramento da audiência pública da ENEL:

Assista abaixo a integra da audiência pública: