segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

NATAL (mal) ILUMINADO: MAIS UMA DA ENEL; APAGÃO DE QUASE 20 HORAS EM PARTE DE MARICÁ


Moradores de diversos bairros de Maricá (
Itaipuaçu, Inoã, Manu Manuela, partes de São José, Parque Nanci, Ponta Grossa, Mumbuca e Itapeba) relataram e denunciaram em redes sociais e para os telefones das mídias locais que desde às 14:30 horas do domingo (24/12) sofreram sem o fornecimento de energia elétrica, e ganharam um PRESENTO DE AMIGO DA ONÇA da ENEL, o que afetou também o Natal (mal) Iluminado.

NEM VENTO NEM CHUVA, APENAS INCOMPETÊNCIA DA ENEL

Em um dia quente, onde uma simples brisa era comemorada pelos maricaenses, grande parte da população (cerca de 100 mil moradores, mais igual número de turistas, veranistas e visitantes que vieram para os festejos de final de ano), o apagão aparentemente injustificado pois não aconteceram ventos ou chuvas fortes para interferir na rede elétrica, só mostra o que foi discutido na audiência pública da ENEL na noite da quinta feira 07/12, onde a empresa mostrou a total falta de compromisso com a população e o desenvolvimento de Maricá (https://obaraoj.blogspot.com/2023/12/audiencia-publica-da-enel-empresa.html)

Sem fazer os devidos investimentos na cidade há anos, com uma estrutura defasada e em épocas de alta temporada como o verão onde a população flutuantes triplica e o consumo aumenta consideravelmente, levando a uma enorme sobrecarga da rede, esta, por não estar adequada e pronta para essa aumento, acaba tendo piques e desarmando devido aos sistemas de segurança e as faltas de força e luz são uma constante. 

Segundo informações, o fato acontecido no início da tarde do dia 24, afetou a subestação de Inoã, desarmando o sistema e deixando milhares de moradores sem energia às vésperas do Natal.

ENEL EMITE NOTA PARA INGLÊS VER

Através de nota, a "Enel Distribuição Rio" informa que um desarme da Linha de Transmissão que atende a Subestação de Inoã ocasionou interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes de Maricá. Ainda segundo a nota, a companhia atuou no remanejamento remoto das cargas e restabeleceu o serviço para parte dos clientes afetados (no caso Manu Manuela, São José, Ponta Grossa, Parque Nanci, Itapeba e Mumbuca ainda no início da noite do dia 24).

Na nota emitida no final da tarde do domingo 24, a ENEL informa que: "Técnicos da distribuidora atuam no momento para identificar o defeito na linha e realizar o reparo para restabelecer a energia o mais breve possível para todos os clientes."

INOÃ E ITAPUAÇU: QUASE 20 HORAS SEM LUZ E MUITO PREJUÍZO

Além dos cerca de 50 mil moradores de Itaipuaçu e Inoã, mais umas 100 mil pessoas (número estimado de visitantes, veranistas e turistas que vieram para passar o Natal no terceiro e quarto distrito), receberam desde o início da tarde do domingo dia 24, um PRESENTAÇO da ENEL e passaram o Natal às escuras devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica sofrendo com o transtorno, forte calos e perdas de alimentos comprados para as festas do Natal e Ano Novo.

Quem paga minha paz? Quase 24 horas depois em um calor escaldante a luz voltou no Itaocaia Valley. Indignada não com isso, mas como o não cumprimento da Lei. Nunca vi acontecer tamanho descaso. E com a paz que me roubaram, depois de ter programado dois meses antes de estar aqui. E ter que jogar além de alimento fora, o que si só já é inadmissível em um país miserável como o nosso, ter que desfazer todo planejamento do descaso, para limpar geladeira, ir para o mercado novamente. Quem paga minha paz?” disse indignada a Sra. Rita Carvalho, moradora de Itaocaia Valley.

ENEL EXPLICA O INEXPLICÁVEL 

Segundo a ENEL, devido às dificuldades encontradas para acesso ao local, técnicos da distribuidora atuaram durante toda a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25 para identificar os pontos da linha danificados por uma provável queda de balão e realizar os reparos que foram concluídos na manhã da segunda feira, dia de Natal.

NATAL (mal) ILUMINADO

Em grande parte da cidade, enfeites do NATAL ILUMINADO (que só foram concluídos da sexta feira 23), ficaram às escuras. Somente em Itaipuaçu e nas principais estruturas, o Natal Iluminado aconteceu devido a utilização de geradores, já que a prefeitura (PRECAVIDA) também não confia da ENEL. 

CHUVAS FORTES E VENTO E INCOMPETÊNCIA DA ENEL DEIXAM VÁRIOS BAIRROS SEM LUZ NA NOITE DO DIA 25

Ventos de cerca de 60 quilômetros e uma chuva bastante forte que durou cerca de 30 minutos, caiu em Maricá no início da noite do dia 25 (segunda feira), e vários bairros ficaram sem luz, dentre eles, Jardim Interlagos, Inoã, Caxito, Retiro, Parque Nanci, Bambuí, Cordeirinho, sendo que neste último a luz voltou por volta das 20:15 h. Nos demais bairros, vários pontos ainda estão sem luz até o fechamento desta matéria.

PARTE DO CONDADO SEM LUZ DESDE O DIA 23. RUAS DO FLAMENGO E PEDREIRAS SEM LUZ HÁ QUASE 30 HORAS.

Durante a publicação desta matéria, diversos leitores entraram em conato com nossa redação relatando diversos problemas no município. Em Cordeirinho, vários moradores relataram que a luz acabou por volta das 16:40 h (antes dos fortes ventos).

Moradores de várias ruas das Pedreiras informaram que estão sem luz desde às 18 horas do sábado 24, indo para mais de 30 horas sem luz.

No Condado, moradores das ruas 4, 6 e parte da 7 relataram que ficaram sem uma das fases desde o dia 23 à tarde, quando um poste caiu sobre a fiação. No momento do incidente, não ventava nem chovia.

Por volta das 21:30h da segunda feira 25 (posterior a primeira postagem desta matéria), moradores relataram que agora estão TOTALMENTE SEM LUZ.

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO