quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Itaú coloca em risco usuários. Bancos registram vários problemas.


 Infelizmente os bancos em todo o país continuam servindo seus clientes de modo cada vez mais precário e por vezes perigoso, apesar das altas taxas de tarifas cobradas. E em Maricá não podia (mas deveria) ser diferente.

Várias são as denúncias que recebemos semanalmente sobre problemas nos serviços prestados e no atendimento oferecido. Apesar do fim das restrições do período pandêmico, parece que os bancos ainda vivem as medidas de restrições, deixando seus clientes em filas fora das agências, no sol ou na chuva.

Na quinta feira 07/12, um correntista da agência do Itaú na rua Ribeiro de Almeida ao lado da Novo Lare (antigo Banerj), ao entrar na agência no setor de caixas eletrônicos, notou um grande tumulto na porta (fato ocorrido por volta das 10 horas) do banco com uma grande fila no exterior da agência, mas apesar de estarem liberando a entrada de usuários na agência, a grande maioria das cadeiras estavam vazias. Precisou este correntista questionar e ATÉ SE EXALTAR, para que IMEDIATAMENTE o problema fosse resolvido e liberassem a entrada de todos que estavam na fila, atendendo com o conforto e segurança devido.

SANTANDER ATENDE COM UM ÚNICO CAIXA

A enorme agência recém reformada do SANTANDER (também na rua Ribeiro de Almeida, ao lado dos Correios), atende com grande conforto e segurança seus usuários e correntistas que se utilizam dos caixas eletrônicos (funcionais e em bom número) e do setor de gerencia, porém, no setor de caixas, apesar de uma boa quantidade de cadeiras para os usuários, a demora extrapola em muito os 20 minutos permitidos. Nossa reportagem foi averiguar e constatou (depois confirmando com um dos gerentes) que normalmente, a agência atende com apenas um caixa (servindo à todos, inclusive portadores de necessidades especiais) e que só utiliza dois caixas em dias de pico no início do mês.

ITAÚ DA RUA DOMICIO DA GAMA COLOCA USUÁRIOS EM RISCO

Apesar de ter o setor de caixas eletrônicos independente da agência, durante o horário de atendimento bancário das 9 às 16 horas, a gerência do banco OBRIGA todos os usuários a entrarem pela porta giratória, provocando enormes filas e constrangendo inúmeras pessoas, principalmente senhoras e idosos que precisam retirar tudo das bolsas e ficarem quase DESPIDOS por não mais ter o que tirar.

Para completar, a divisória de vidros móveis que separa a agência dos caixas eletrônicos, é removida e o gerente (que se apresentou à reportagem do Barão de Inohan como sendo Sr. Fábio) coloca ao lado dos caixas eletrônicos, bancos do tipo longarina para que usuários da agência aguardem o atendimento com mais conforto. Meritória a ação, porém, quem está ali sentado aguardando atendimento, consegue observar toda a movimentação bancária realizada por quem utiliza os caixas eletrônicos. QUEM GARANTE QUE UMA PESSOA QUE ESTEJA SENTADA SUPOSTAMENTE AGUARDANDO ATENDIMENTO, NÃO É UM OLHEIRO QUE POSSA DAR ORIENTAÇÕES À ALGUÉM FORA DA AGÊNCIA?

Questionado sobre o fato, o gerente afirmou que a direção do banco o autorizou, que ainda não houve um caso sequer de "saidinha" em sua agência e concluiu dizendo que NÃO TEM MEDO DO PROCON. Por sinal, essa é uma das agências em Maricá com mais visitas do Procon.

Em função disso, a secretaria de Defesa de Consumidor e o PROCON Maricá (localizados na Casa do Consumidor) foram informados do fato e estaremos aguardando um ação corretiva afim de evitar maiores problemas.