quarta-feira, 29 de julho de 2015

MARICÁ DÁ BOAS VINDAS AO CORONEL SALEMA E AO CAPITÃO BARRETO

“Meu ideal é fazer Maricá uma cidade melhor para se viver.” Afirmou o novo comandante da 4ª CIA, Capitão Barreto.


Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira, 28, no Rotary Clube, o novo comandante da 4ª CIA da PM, Capitão Barreto foi apresentado à população. No evento estiveram presentes diversos políticos e autoridades da segurança pública, como o Comandante do 12º BPM Coronel Fernando Salema, o Delegado Titular da 82ª DP, Julio Cesar Mulatinho, a presidente do CCS, Anna Maria Quintanilha, o subsecretário Estadual da Região Metropolitana Marcelo Delaroli e o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Sebastião Rodrigues.


Barreto enfatizou a importância das abordagens policiais. “Abordar, abordar e abordar sempre, esse é o nosso lema! Nessas abordagens nós vamos efetuar as prisões.” Disse o capitão responsável pelo policiamento em Maricá, que já teve passagens pelo 7º BPM e começou como soldado.


Como morador da cidade, o capitão conhece os problemas e disse que irá fazer segurança pública. “Essa vai ser a nossa linha de trabalho: abordar, disciplina, dedicação e espírito de luta.” Enfatizou.
O capitão PM Marcelo Barreto, levou os números populacionais e de efetivo policial ao público. Ele informou que a população em Maricá cresceu cerca de 54% a 58% de 2005 à 2015, enquanto o número de policiais diminui 37%, não acompanhando a demanda. “Isso é desculpa? Não! Motivação, onde estiverem dois policiais, esses dois policiais tem que se desdobrar e se tornarem quatro policiais. Onde tem um Capitão Barreto, tem que se tornar dois capitães Barreto.” Comentou o comandante da 4ª CIA para um público formado por moradores, autoridades, jornalistas e policiais militares.


O comandante do 12º BPM, Fernando Salema, destacou a importância do trabalho da Polícia Militar. “Nós somos servidores do povo e devemos ser cobrados. (…) Mais do que ninguém, queremos que a cidade seja um lugar bom para se viver. (…) Quero chegar ao fim da minha gestão com reconhecimento do trabalho. (…) Conto com os policiais que estão aqui nos prestigiando.” Comentou.
Sobre as operações, Barreto comentou que serão realizadas em toda a cidade, principalmente abordando motocicletas. “A maior ocorrência de assaltos é com motocicletas. É mais rápido, mais eficaz para esse tipo de delito; se tiver um trânsito a viatura vai demorar a chegar e vão conseguir fugir de maneira bem rápida; é mais fácil deles roubarem, por isso nós estamos intensificando as abordagens à motocicletas, para que possamos prender.” comentou.



 Após a solenidade, o Capitão Barreto anunciou que seriam feitas operações em diversas partes de Maricá para combater a criminalidade. Ele informou ainda que, tem projetos de fazer um policiamento em bicicleta na orla de Araçatiba, onde está ocorrendo diversos assaltos, também diversas operações na RJ-106 e no Centro de Maricá, fazendo patrulhamento intensificado na praça Central da cidade, inclusive com a utilização de policiais do Batalhão de Ações com Cães. O comandante também informou que irá implantar uma ronda escolar, composta de um PAMESP (Patrulhamento Motorizado Especial), onde dois policiais farão contatos com diretores e professores para ter conhecimento sobre a rotina escolar. Outra ação será a intensificação de patrulhamento no distrito de Itaipuaçu, com o aumento de abordagens a motocicletas. “Não quero fazer política, vou fazer segurança pública. (…) Teremos uma Maricá melhor melhor para nossos filhos e nossos netos.” finalizou.
 


 Coronel Salema, comandante do 12° BPM com o jornalista e 
diretor de comunicação do CCS Maricá, Pery Salgado
Texto: MaricáInfo

MARICAENSES ENTREGAM AO SUB-SECRETÁRIO MARCELO DELAROLI, AO CORONEL SALEMA. AO CAPITÃO BARRETO E AO DELEGADO MULATINHO A CARTA DE INTENÇÕES COM O NOME "QUEREMOS NOSSA CIDADE DE VOLTA"


Ao término da cerimônia, um grupo de maricaenses representado pela Tia Verinha de Itaipuaçu, entregou as autoridades acima descritas, a carta de intenções elaborada pela população ao longo deste último ano na questão de segurança pública para o município de Maricá. Cada um recebeu uma cópia que prometeram ler, analisar e tentar atender as demandas com a maior brevidade possível.


Texto e fotos: Barão de Inohan