A sessão da Câmara dos vereadores de Maricá do último dia 03 de dezembro entrou para a história da casa. Pela primeira vez, um vereador suplente, no caso Marcello Vianna (SDD) foi tão elogiado e ovacionado pelo grande público presente no plenário da casa de leis de Maricá.
Adelso Pereira, então secretário de iluminação (è isso mesmo?), dono da cadeira, retornou, segundo seu próprio discurso, em função da dança das cadeiras que acontecerá a partir de 1º de janeiro de 2015, quando o prefeito afirma "iniciar seu terceiro governo (????)", mudando a cara de Maricá e em nota em rede social Facebook, solicitando aos funcionários públicos de Maricá, que façam um serviço de primeira qualidade, tratando todos os munícipes com atenção, presteza e carinho. Seria isso uma confissão de que antes NADA DISSO ACONTECIA?
Mas isso é outro assunto. Vamos aos fatos da sessão história do dia 3.
Nossa reportagem chegou ao plenário como de praxe antes da sessão e viu uma casa cheia, com vários tipos de público inclusive uma grande quantidade de representantes do COMDEF (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência).
No lugar de Marcello Vianna, a figura, um pouco assustada e por que não dizer constrangida do Vereador Adelso Pereira.
Iniciada a sessão, tramites corriqueiros até a liberação da palavra, onde o Vereador Robson Dutra (PMDB) - lider do governo, foi a Tribuna saudar o retorno do Vereador Adelso, mas aproveitando para exaltar a grande figura de Marcello Vianna.
Os aplausos foram imensos. Faixas foram levantadas e os grupos apareceram. Pessoas ligadas a área dos consumidores (pelo belo trabalho executado junto ao PROCON de Maricá, com Bianca), pessoas ligadas a área do escotismo (pelo reconhecimento da importância e ajuda dada ao grupo de escoteiros de Maricá), outros ligados a área dos animais, pelo belo trabalho realizado em apoio a feira de Adoção de Animais e a outras várias ações ligas aos nossos amiguinhos peludos e pessoas portadoras de necessidades especiais, onde Marcello Vianna começou a fazer excelente trabalho auxiliando e dando mobilidade em vários locais do município aos nossos irmãos especiais, começando pela Casa de Leis, onde junto com o presidente da casa Fabiano Horta, instalou o elevador que dá acesso ao segundo piso e dá oportunidade a que agora, todos possam assistir as sessões plenárias e audiências públicas.
Robson falou da importância e carisma de Marcello dentro da casa e disse que no pouco tempo que ali ficou realizou inúmeros trabalhos e colocou em discussão inúmeros projetos, atos e fatos que repercutiram em nosso município, incomodando inclusive muitas pessoas.
Mais aplausos!
A seguir, foi a vez de Adelso cumprir seu papel e falar sobre o retorno à Casa de Leis e depois de tamanha demonstração de carinho popular exibida ali, não pode se furtar em elogiar Marcello e dizer que a cadeira esteve muito bem representada e que irá procurar honrar o trabalho feito por Marcello e continuar a luta. Mais aplausos!
Disse ainda, que torce para Marcello retorne logo, ao legislativo, ou a alguma área do executivo, fato que deverá acontecer nessa grande dança das cadeiras que está por vir.
Provavelmente a secretaria dos animais (seja este ou outro nome) deve acontecer, ou pelo menos uma sub-secretaria deverá ser criada.
Terminando as falas, foi a vez de Fabiano Horta enaltecer o trabalho de Marcello e para não sermos repetitivos, mais aplausos.
Uma coisa é certa e foi vista alí: Marcello não agradou à todos (nem o Mestre crucificado agradou), mas por onde passou e trabalhou, deixou sua marca, aliás, boas marcas, que lhe renderam aplausos, tapinhas nas costas e tentativas de agressão.
Nós, conhecidos como imprensa de oposição ao atual governo (justamente por queremos algo novo que foi proposto pelo próprio) batemos muito sim, mas não podemos só bater e ser hipócritas.
Temos que reconhecer quando algo de bom aconteceu e é bem feito (ou pelo menos feito, fato raro nesta legislatura).
Marcello foi um diferencial e esperamos que continue sendo, até porque, as sessões da Câmara estão muito sem graça: parece placar de Alemanha x Brasil. Só tem goleada a favor do governo, com votações e leis aprovadas por 11 x 0, 10 x 0, 9 x 0, ...
Marcello pelo menos movimentou a casa, e fez!
E antes de dizerem que isso foi uma matéria paga, NÃO FOI NÃO!
Escrevi o que vi nestes últimos meses e nessa sessão do dia 03, que entrou para a história da Casa de leis de Maricá. (Pery Salgado - Barão de Inohan)
Para conferir mais fotos da sessão acesse: