Depois de 14 meses da chegada dos primeiros ônibus que
ficaram estacionados no aeródromo de Maricá até meados do mês de novembro
passado, finalmente começaram a rodar 10 dos 13 ônibus que pertencem a frota da
antiga Maricá Transportes Públicos criada pelo prefeito em 2013 e extinta em
setembro de 2014, para a criação da autarquia municipal EPT (falasse ÉPT, aliás
bastante sugestivo, não acham?) - EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTES (realmente o
PT é bom de marketing). Dos 13 ônibus que já compõem a frota (seriam 25 segundo
promessas de campanha), apenas 10 estão circulando sob a alegação de que 3
estão na reserva técnica, mas a verdade é que os outros 3 não podem ainda
trafegar pois não foram emplacados.
Desde outubro de 2013, quando chegaram, o Barão de
Inohan vem informando tudo o que poderia acontecer com os vermelhinhos e de
fato, tudo aconteceu. Fomos os primeiros a alertas (antes do carnaval) que os
ônibus só poderiam fazer transporte gratuíto uma vez que só conseguiram
autorização do Detran para serem emplacados com CHAPA BRANCA, pois como estão
diretamente ligados (e foram adquiridos) à prefeitura de Maricá, são
considerados veículos oficiais e veículos oficias não podem fazer nenhum tipo
de transporte cobrando nada da população. Em novembro de 2013, quando da
apresentação oficial dos vermelhinhos no terminal rodoviário do centro (que
continua sujo e largado), o prefeito de Maricá - Washington Siqueira - informou
que a passagem dos ônibus da então Maricá Transportes Públicos seria de R$ 2,00
diminuindo R$ 0,50 por ano até chegar a ZERO em 2017. Uma vez que não
conseguiram chapa vermelha (de transportes públicos), tiveram que antecipar a
gratuidade para poder colocar os ônibus em circulação, isso depois da extinção
da Maricá Transporte Públicos e da criação da Empresa Pública de Transportes -
EPT. Como o fato era inevitável, mais uma vez sempre com um bom marketing,
entraram com a PROPAGANDA do transporte gratuíto para o povo de Maricá, ferindo
a lei de concessão de 2005 em vigor até 2020 com 15 anos prorrogáveis e que
beneficia as empresas vencedoras da licitação - Viação Nossa Senhora do Amparo
e Viação Costa Leste, que desde 2005 (governo Ricardo Queiroz), não recebem os
valores dos subsídios das passagens gratuitas dos estudantes municipais, já
somando valores que chegam a R$ 40 milhões para a Viação Amparo e mais de R$ 20
milhões para a Viação Costa Leste, valor que seria suficiente para que essa
última renovasse toda sua frota e ainda comprasse mais dez ônibus novos. Também
com a criação da EPT, condutores de vans permissionários através do decreto lei
182/2011 também serão bastante prejudicados, uma vez que até hoje não receberam
da prefeitura os validadores para utilização de Rio Card e Bilhete Único e
ainda terão que competir com os ônibus gratuitos. É bom lembrar que muitos
ainda estão pagando altos valores mensais pela compra de suas vans,
incentivados pela Prefeitura de Maricá que informou que iria valorizar o
transporte alternativo, fazendo com que o mesmo fosse um grande alimentador das
linhas de ônibus já concedidas.
Na lei de concessão de 2005 também é claro por parte
da prefeitura, não haverá nenhum tipo de transportes alternativos e não haverá
também transportes gratuitos, o que pode gerar problemas legais a prefeitura.
Três ônibus não receberam número de ordem e ainda não foram adesivados com o nome da EPT pois ainda não foram emplacados e não podem trafegar |
VIAGEM INAUGURAL
A viagem inaugural aconteceu na manhã da quinta feira
18 de dezembro com a presença do prefeito de Maricá, a Deputada Estadual
Rosangela Zeidan, o Deputado Federal Fabiano Horta, vereadores, secretários e
outros convidados. Os ônibus em condições de realizar o transporte público
saíram em carreata do ponto de Inoã (km 15) seguindo até o km 30 onde entraram
pela Avenida Roberto Silveira circulando pelo centro da cidade e dando um nó no
trânsito, o que causou grande insatisfação aos motoristas.
Já
no terminal rodoviário do centro, o prefeito em cima de um trio elétrico
discursou para funcionários e público presente: “Transporte, como saúde,
educação, habitação, são direitos do povo que não podem ser apropriados pelo
mercado. Maricá dá o primeiro passo para assegurar este direito fundamental aos
seus cidadãos. Além disso, haverá um impacto econômico. Mais empresas irão se
instalar na cidade pela diminuição dos custos do vale transporte, os
trabalhadores ganharão com a economia das passagens, as pessoas poderão visitar
parentes, amigos e curtir as belezas da cidade gratuitamente e parte dos custos
da empresa será arcado pela prefeitura só com a diminuição do vale transporte
na própria folha de pagamento”, informou o prefeito.
Maricá é a terceira cidade no estado do Rio de Janeiro
e a primeira com mais de 100 mil habitantes a ter transporte gratuito. As
outras são Silva Jardim e Porto Real.
Os ônibus são equipados com ar-condicionado, sensores
de portas que fazem com que o veículo só saia e trafegue com as portas
fechadas. Segundo a prefeitura, os ônibus circularão de 20 em 20 minutos (o que
pelas contas feitas pela nossa reportagem será impossivel, uma vez que a viagem
completa PONTA NEGRA X RECANTO X PONTA NEGRA) deverá ser feita em
aproximadamente 4 horas.
Das 22 às 5 horas da manhã, a frequencia será de hora em hora. Os pontos de
partida serão no Recanto, na rua Barão de Macaúba em frente a escola municipal
João Monteiro e na Rua São Pedro Apóstolo em Ponta Negra , próximo a
igreja de Nossa Senhora das Graças. A promessa do prefeito era que a linha
seria feita até Jaconé, o que já deixou os moradores da localidade mais uma vez
muito chateados com o esquecimento e abandono do local.
Na verdade, a EPT criou quatro linhas:
Linha 1 RECANTO X PONTA NEGRA via Flamengo e Manoel Ribeiro.
Linha 2 RECANTO X PONTA NEGRA via Cordeirinho e
Flamengo
Linha 3 PONTA NEGRA X RECANTO via Cordeirinho e Av.
Vereador Francisco Sabino da Costa
Linha 4 PONTA NEGRA X RECANTO via Manoel Ribeiro,
Flamengo e Av. Vereador Francisco Sabino da Costa
Os ônibus possuem também além da porta dianteira (para
embarque) e traseira (para desembarque), uma porta central com elevador para
portadores de necessidades especiais. Os ônibus poderão transportar até 74
passageiros, sendo 46 sentados e 28 em pé.
Segundo
o secretário de transporte interino e presidente da autarquia, Delegado Luiz
Carlos Santos, em entrevista exclusiva para o Barão de Inohan, 67 pessoas fazem
parte do quadro funcional da autarquia, sendo 30 motoristas, 4 despachantes, 2
manobreiros, um inspetor de tráfego, dois consultores de operações, dois
consultores de manutenção, um auxiliar de controle de frota, um almoxarife e um
abastecedor. Os demais fazem parte da área administrativa da EPT que está
localizada às margens da rodovia Amaral Peixoto no galpão da Defesa Civil.
CONDUTORES DE VANS E VIAÇÃO COSTA LESTE SERÃO OS MAIS
PREJUDICADOS
Condutores
de vans das linhas Centro x Ponta Negra via Manoel Ribeiro, Centro x Ponta
Negra via Cordeirinho e Inoã x Recanto serão os mais prejudicados com o início
das operações da EPT. Sem os validadores que permitem o uso de cartões Rio Card
e Bilhete Único, os passageiros destas vans só as usam pagando a passagem em
dinheiro e agora irão concorrer com um transporte gratuíto. O mesmo acontece
com as linhas Centro x Cordeirinho (via Barra) da Viação Costa Leste e Centro x
Ponta Negra via Manoel Ribeiro que terão agora a concorrência direta dos ônibus
gratuitos. A já combalida Viação Costa Leste deverá ter seus problemas
agravados, o que poderá decretar o fim da empresa, que hoje tem a linha para
Ponta Negra como seu carro chefe.