Lagoa de Araçatiba com o nível muito baixo de suas águas, fato jamais visto em Maricá. Foto tirada no dia 12 de dezembro |
Maricá, assim como a maioria das cidades do sudeste brasileiro está passando por uma seca jamais vista.
Nossos poucos rios (assoreados e sujos), estão com pouco volume de água e com isso, nossas lagoas estão secando, fato jamais visto em Maricá.
Após as chuvas da terça feira 23/12, nível das águas aumentou um pouco, já mudando o visual do local. Foto tirada em 26/12. |
Bancos de areia e até plantas estão nascendo no meio das lagoas, em especial na lagoa de Araçatiba e São José.
Muitos falam que a abertura da Barra resolveria o problema.
Consultando o vereador Bubute (filho e neto de pescador) - que em breve fará uma matéria sobre este problema a pedido do Barão de Inohan, este disse que hoje o problema maior ainda é o canal de Ponta Negra, que mais rouba do que coloca água em nossas lagoas.
Informou ainda que a abertura da Barra não resolveria o problema, e ainda poderia salinizar as águas das lagoas. Disse que a solução seria uma comporta na ponte de Bambuí, que fechada, elevaria os níveis das águas das lagoas internas, mesmo com o pequeno fluxo de água dos nossos rios e da mesma forma, quando do lado de Ponta Negra os níveis estivessem altos, poderiam ser feitos as transposições de águas.
Tudo parece complicado, mas o fato é que o que precisamos mesmo é de chuva, e muita chuva.
Estas últimas já fizeram com que o nível das lagoas dessem uma ligeira melhorada, mas longe ainda do ideal.
E estamos com muita sorte, pois as águas ainda estão oxigenadas e não há mortandade de peixes.
12/12 |
12/12 |
12/12 |
26/12 |