domingo, 1 de outubro de 2023

ZONA TOTAL EM TODAS AS ZONAS PARA AS ELEIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES


 Um show de horrores em boa parte das cidades brasileiras, que no domingo 1º de outubro, abriram espaço em locais públicos para as eleições dos conselhos tutelares em todo o Brasil. Muitas foram as reclamações de desorganizações durante o dia, com muito atraso e tumulto, mas, como estamos em Maricá, vamos tratar no nosso quintal, e aqui o show de horrores e desorganização não deixou nada a dever, com toques de perfeição na desorganização.

Desde às 8 horas, filas começaram a se formar nos locais de votações e qualquer eleitor brasileiro em dia com a justiça eleitoral, poderia votar para escolher o seu candidato ao conselho tutelar, nesta votação que FELIZMENTE não é obrigatória (como todas deveriam não ser).

E desde cedo nossa redação começou a receber o ouvir diversos relatos de desorganização, a começar pelo fato de que muitas seções eleitorais foram aglomeradas em um único local, mas diferente das eleições normais onde existe uma urna eleitoral para cada seção, nesta, existia uma urna eleitoral para cada local de votação aglomerando todas as seções em uma única fila, filas essas que foram intermináveis durante todo o dia (e olha que não era voto obrigatório, imaginem se fosse...), potencializado pelas chuvas que caíram em todo o município durante todo o dia.

Informações recebida deram conta que em alguns lugares as pessoas demoravam de 3 a 4 horas para votar, nesta eleição que deveria ser apenas para a escolha de pessoas capacitadas para AJUDAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES VULNERÁVEIS e suas famílias, mas que infelizmente sabemos que virou um degrau para as eleições municipais (na verdade um teste de popularidade de alguns vereadores e pretensos candidatos ao cargo) de 2024, um puxadinho do cargo de vereador onde os candidatos ao conselho tutelar NEGOCIAM apoio em troca de ajuda nas eleições municipais, UMA VERGONHA.

Transcrevemos abaixo algumas das denuncias recebidas durante o dia:

"A organização das eleições falharam feio em colocar um urna para as escolas do segundo distrito, a escola Amanda Penna (foto abaixo) no Bananal a fila chega a 200 metros, escola Regional Domingues em Ponta Negra também atuando com uma só urna traz grandes transtornos para os eleitores fazendo com que muitos fossem embora pra casa.

Já na escola Lúcio Thomé em Cordeirinho o problema é ainda pior, operando com uma só urna os eleitores ainda estão votando sem energia elétrica, uma parte do bairro está sem luz causando um problema maior.  

Já na escola Caic no bairro de São José a fila está imensa e os problemas estão acontecendo em todas as escolas do município"

"Quem organizou essa eleição tinha que ganhar uma surra de cipó, tirar as pessoas de casa para levar a essa desorganização total é uma falta de respeito. Nesse exato momento falta luz na escola Reginaldo Domingues em Ponta Negra. Com mais de 500 pessoas na fila as pessoas ainda tem que aturar a put....  da Enel"

"A população abraçou a causa, porém a falta de organização por parte do pessoal que organiza as eleições prejudicaram o andamento do processo"

DENÚNCIA DE COMPRA DE VOTOS NAS FILAS DE VOTAÇÃO

Tínhamos certeza que haveria enorme compra de votos, até por que como já citamos acima, esta eleição que deveria ser extremamente séria, virou um puxadinho para as eleições municipais (já citado acima) e um teste para vereadores e pretensos candidatos à uma cadeira na Câmara nas próximas eleições. E o que faria um cidadão sair de casa em um dia de chuva, no domingo, início de mês (duro, sem dinheiro), para ir "votar no seu candidato" ao Conselho Tutelar:

Três são as opções:

1 - Conhecer bem o candidato (pouquíssimos conhecem)

2 - Ter algum benefício direto ou indireto agora ou já visando as próximas eleições

3 - Faturar algum para garantir pelo menos o domingo, o que infelizmente foi visto e denunciado em outras postagens.

"Muita desorganização, compra de votos é assim que está essa votação. Fila enorme."

"Gente, cheguei 12hs e só consegui votar às 16hs. Filas imensas, gente totalmente despreparada, candidato pegando pessoas na fila para fazer votar nele. Foi uma pena que acabou minha bateria do meu celular."

"Levei um pouco mais de 3h. Clerio Boechat (bairro do Flamengo). Apesar de juntarem várias sessões, só tinha uma urna para tal eleição."

"Aonde eu estava. Estava muito mais que isso. Nenhuma fiscalização. Foi uma bagunça generalizada. Outra coisa uma mulher desmaiou devido o tempo de espera."

Resumo desta eleição: UM ZONA EM TODAS AS ZONAS. Se a presidente do CDMCA tiver um mínimo de bom senso, pediria a IMEDIATA ANULAÇÃO DO PLEITO, em respeito às famílias maricaenses que tentam acreditar no CONSELHO TUTELAR.