quinta-feira, 19 de outubro de 2023

CCS FAZ REUNIÃO EM CORDEIRINHO COM GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR


 O CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança), realizou na terça feira 17/10, com apoio da AMAC (Associação de Moradores de Cordeirinho), a reunião mensal, desta vez na escola municipal Lúcio Thomé Feiteira, com a presença de várias instituições de segurança que agem no município de Maricá.

Fizeram parte da mesa diretora, representando o Capitão Yeddo, comandante da 6ª Cia do 12º BPM, o sub-tenente Azevedo; Tenente Heringer representando o BPRv (Batalhão Estadual de Polícia Rodoviária; Tenente Azevedo representando a 6ª CPAM (Cia de Policia Ambiental); Inspetor Carlos Eduardo, comandante da Guarda Municipal de Maricá, representando também a SEOP (Secretaria de Segurança e Ordem Pública); o Inspetor Rodrigo e a Inspetora Andrea da 82 DP representando o delegado Rafael Barcia e o vereador Danilo Santos, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Maricá, além da presidente do CCS Maricá, Anna Maria Quintanilha, que convidou para a também fazer parte da mesa, o vice presidente do CCS, Sr. Hélio e a 2ª secretária Srta. Priscila, ambos advogados.

Com grande participação popular (talvez a de maior número de todas as reuniões do CCS em 2023), Anna Maria abriu a reunião por volta das 17:30h, homenageando e pedindo um Minuto de Silêncio para o Cabo Michel, lotado na 6ª Cia, assassinado covardemente na cidade São Gonçalo, na manha da terça feira 17.

Após a homenagem póstuma, Anna passou a palavra aos participantes da mesa para as devidas apresentações e apresentações de números, onde foi informado aos presente uma redução em furtos de residências e veículos em toda a cidade, com uma maior atuação das forças de segurança da cidade. Chamou atenção ainda os números altos de crimes de violência doméstica, onde a atuação da brigada Maria da Penha da Guarda Municipal tem realizado belíssimo trabalho em prol da população.

Abrindo a palavra aos participantes, moradores da região trouxeram seus problemas, onde segundo a maioria, persiste a sensação de insegurança e em uníssono, todos pediram um aumento do patrulhamento tanto da Guarda Municipal, quanto da 6ª Cia.

O tema motos barulhentas e "motoqueiros" que passam a qualquer hora do dia, principalmente à noite e nas madrugadas, empinando suas motos e fazendo enorme barulho incomodando o descanso dos moradores também foi tema recorrente nesta reunião. O vereador Danilo Santos lembrou que fez projeto de lei que está em fase de votação, para que consiga minimizar este problema, mas os moradores da região, pediram que as blitizes realizadas pela Guarda Municipal em conjunto com 6ª Cia, voltem a ser realizadas, deixando claro, que o problema acontece em todo o município.

O jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan) representando a AIM (Associação de Imprensa de Maricá) e a FAMMAR (Federação das Associações de Moradores de Maricá), falou de mais uma morte de uma jovem mulher em Maricá, com sinais de grande violência e perguntou até quando o problema persistirá, colocando a segurança das mulheres maricaenses em jogo. Falou também sobre os grandes eventos que prefeitura tem realizado por todo o município causando enorme desconforto e uma série de contratempos aos moradores de todas regiões, e conclamou que todos abracem a campanha pedindo UM PARQUE DE EXPOSIÇÕES E EVENTOS na cidade bilionária, na RJ 106, com fácil acesso e fácil rota de fuga em caso de algum grave problema, lembrando que cidades como Saquarema, com orçamento 9 vezes menor do que Maricá, ter dois grandes parques de exposições para estes eventos.

Kátia Albuquerque (também representando a FAMMAR) lembrou no caso da jovem morta, que a mesma estava grávida, ou seja, no caso havendo um duplo homicídio.

Além de muitos moradores, várias associações do segundo distrito estiveram presentes à reunião e um fato que causou espécie, foi a ausência da presidente da FAMMAR, que é moradora do bairro, próximo da escola que acolheu o evento.

Segundo Anna Maria, a próxima reunião deverá acontecer na terça feira dia 21 de novembro a partir das 17 horas, provavelmente na sede da OAB-Maricá, em Araçatiba, com o tema principal - SEGURANÇA NAS FESTAS DE FINAL DE ANO.

O presidente da NOVA, Sr. Misael agradeceu à todos os parceiros que facilitaram a realização da reunião, onde após, foi servido lanche para os presentes.