Praça Orlando de Barros Pimentel e orlas do Marine, de Itaipuaçu, do Parque Nanci e de Bambuí vão receber a nova iluminação
A Secretaria de Iluminação Pública, irá instalar 300 luminárias de led com placa solar em diversos locais públicos da cidade. Ao todo, 100 unidades de 60 Watts serão implantadas na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro; orla do Marine, em São José do Imbassaí; orla de Itaipuaçu; orla do Parque Nanci e na orla de Bambuí. Outros 200 equipamentos de 100 Watts serão colocados nos mesmos pontos, exceto em Bambuí, totalizando 300 novas luminárias.
Para Adelso Pereira secretário de Iluminação Pública, a aquisição de luminária de led com placa solar produz iluminação sustentável.
“É um conceito que inclui inovação, tecnologia, sustentabilidade e economia, fazendo com que a iluminação externa se torne autônoma e economicamente mais vantajosa. Com este objetivo, as luminárias solares geram a energia no próprio ponto de consumo, fator este que elimina perdas na distribuição, proporcionando diversos recursos e inúmeras vantagens que uma luminária convencional não pode oferecer”, explicou.
Seu princípio de funcionamento é bem simples: a energia solar incide sobre os módulos fotovoltaicos durante o dia, gerando energia elétrica. Essa energia é armazenada em baterias que alimentam a luminária de LED à noite. O sistema produz toda a energia necessária para o seu próprio funcionamento, atestando sua autonomia (sem depender da rede da ENEL) e grande economia.
Foto: Anselmo Mourão