sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Com 1 dia de atraso (por não ter um Parque de Exposições), começa a 3ª Feira das Profissões de Maricá

Devido a atraso na montagem das tendas para a exposição (fato que não aconteceria se já tivéssemos uma Parque de Exposições e Eventos), 3º Feira da Profissões  acontece agora até domingo (29/10) no Esporte Clube com 260 vagas de emprego, debates e palestras


A Prefeitura de Maricá abriu na sexta-feira (29/10) com um dia de atraso na programação prevista, a terceira edição da Feira das Profissões, com 260 vagas de emprego oferecidas por 25 empresas privadas cadastradas no evento, que também reúne debates, palestras e estandes de empresas públicas e privadas, e de instituições de ensino técnico e universitário. A iniciativa acontece das 14h às 20h, no Esporte Clube Maricá, no Centro, e é aberta ao público.

A feira é uma oportunidade de conhecer as tendências do mercado e os participantes poderão descobrir vocações que possam aperfeiçoar seus currículos. O prefeito Fabiano Horta visitou os estandes, um ônibus equipado com ferramentas que promovem experiências lúdicas e interativas – projeto da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) – e conversou com os expositores e moradores.

“A feira está aprovada pela população de Maricá. Todo esse mundo empresarial da cidade está presente fazendo com que esse espaço seja um momento de encontro para discutir as oportunidades de trabalho em Maricá. Esse é o grande foco da feira que une qualificação e a necessidade vocacionar os nossos jovens para as profissões contemporâneas e tudo que o mercado oferece”, declarou Fabiano.

Marcus Bambam, secretário de Trabalho, destacou as parcerias com empresas cadastradas. “Estamos aqui com 25 empresas com 260 vagas de trabalho. Isso é acreditar num governo que tem uma economia solida com a moeda Mumbuca”, afirmou Bambam.

Também presente na abertura, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, reforçou que evento é a oportunidade para as pessoas de todas as idades buscarem qualificação, primeiro emprego ou a recolocação no mercado de trabalho. “As pessoas veem aqui a oportunidade de gerar renda e emprego nessa Maricá que cresce e se desenvolve a cada dia. Sejam todos bem-vindos e que essa Feira das Profissões seja mais uma vez um grande sucesso”, disse Hamilton.

Balcão de empregos

O balcão de empregos da Feira das Profissões está com 260 vagas disponíveis em 25 empresas privadas cadastradas, como uma grande rede de supermercados. Há oportunidades para auxiliar de produção, auxiliar de açougue, açougueiro, desossador, auxiliar de serviços gerais, pedreiro, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, eletricista de máquinas industriais, motorista Munck, porteiro, carpinteiro, motorista de carreta, assistente de compras, operador de loja, jovem aprendiz, encarregado de perecíveis, operador prevenção e perda, encarregado de mercearia, ajudante de pátio, vendedor (a), manobrista, motorista de caminhão, confeiteiro, repositor de FLV, fiscal de caixa, operador de caixa, balconista de laticínios, cozinheiro, operador de mercearia, conferente, balconista de salgados, padeiro e ajudante de padeiro. Infelizmente todos os empregos oferecidos são do segmento primário (poucas do secundário) e NENHUM do terciário, o que nossos jovens que saem dos cursos de faculdades precisam urgentemente.

Confira a programação do sábado e domingo:

Sábado (28/10)
14h – Abertura com vídeos da Codemar
14h30 – Painel 5: Economia Solidária – mediador Danilo Pitarello. Tema “Economia Solidária e modelos alternativos de desenvolvimento” com Andrea Cunha (secretária municipal de Economia Solidária)
15h – Joaquim Melo (diretor da plataforma E-Dinheiro e criador do Banco Palmas)
15h30 – Manuela Mello (presidente do Banco Mumbuca)
15h30 – Palestra “As pessoas surdas no papel do futuro: Educação, Tecnologia e Acessibilidade” com Joaquim da Silva Júnior, doutorando em Gestão de Sistemas Complexos da UFRJ e presidente da Associação de Tecnologia de Inovações de Surdos.
15h30 – Palestra “Construindo um futuro sustentável: oportunidades de emprego e qualificação com o projeto Bem-Viver Alimentar em Maricá” com Cláudio Gimenez (presidente do ICTIM), Michelle Rodriguez (Açougue Vegano), Suzi Clementino (Empório I Piatti), Felipe Britto (Tomates do Brasil), Hélio Porto (Restaurante Escola) e Virlei da Silva (Cooperar).
16h30 – Painel 6: Inovação, Cultura e Desenvolvimento – mediador Danilo Pitarello. Debatedores: Renata Santos (UFRJ) e Laiz Peres Solis (Codemar)
18h – Debate
19h – Painel 7: Tecnologia e Políticas Públicas – Mosaico de Aplicativos – mediador Danilo Pitarello. Tema “Fábrica de aplicativos da Codemar: MumbuCar rumo à inclusão de serviços de mototaxistas” com Douglas Oliveira (secretário municipal de Transportes)
19h30 – Messias (liderança dos mototaxistas)
20h – Debate
20h30 – Encerramento

 
Domingo (29/10)

 
14h – Abertura com vídeos da Codemar
15h30 – Palestra “Maricá de olho no futuro” com o cineasta Silvio Tendler
16h – Painel 1:Tecnologia, Desenvolvimento e Trabalho – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Educação para transformação: Programa Maricá Edutech e Escola de Startup de Maricá” com Edson Romão (Adaptideas)
16h30 – Martius Vicente (diretor da Faculdade de Administração da UFF)
16h30 – Palestra “A experiência Sanemar: Projetos e Metas” com Rita Rocha – arquiteta, urbanista, doutora em Demografia e presidente da Companhia de Saneamento de Maricá
17h – Palestra “Espetáculo: fora do eixo macro – tendência a Outono-Inverno 24” com Angélica Coelho, especialista em Industria Avançada Confecção 4.0 e bacharel em Design
18h – Painel 2:Tecnologia e Criação de Novas Empresas – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Parques tecnológicos e incubadoras de empresas” com Catarina Azevedo (responsável técnica da rede de incubadoras)
18h30 – Willian Higa (Codemar)
18h30 – Palestra “Mumbuca Futuro: o papel da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro no fomento à economia solidária no município” com Rayanne de Medeiros e Julia Fernandes
19h – Debate
19h30 – Encerramento


E o nosso Parque de Exposições e Eventos, quando teremos?