Alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Maricá realizaram na terça-feira (03/10) uma grande manifestação com protestos e cartazes cobrando melhores condições para os estudantes na unidade de ensino, que fica localizado no bairro de Ubatiba.
SEM LIVROS DIDÁTICOS E SEM ALIMENTAÇÃO
Os alunos no protesto informavam e gritavam palavras de ordem sobre não terem livros e material didático, além de não terem a merenda a qual tem direito.
Vários cartazes informavam: “O IFF tem fome”, “Sem almoço, sem estudo”, “Uma educação de qualidade começa com uma estrutura de qualidade”, "Cadê o refeitório?", "Diploma não define vocação", dentre outros, deram o tom do protesto para reivindicar condições dignas para a formação dos estudantes.
A direção do IFF no sábado 06 emitiu nota sobre o assunto:
“A Direção-Geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá informa que uma série de medidas vêm sendo tomadas para a melhoria de estrutura e atendimento aos estudantes nos últimos meses, conforme a disponibilidade orçamentária e a entrega de recursos ao campus.
Entre elas a retomada, esta semana, do fornecimento de merenda escolar, nos intervalos da manhã e tarde, para todos os alunos.
Nesta quinta-feira, 5 de outubro, foi também iniciado o pagamento do Auxílio-Alimentação de R$ 250,00 mensais para o custeio do almoço nos dias de aulas. Esse recurso é voltado a todos os estudantes que foram classificados como prioritários nos critérios estabelecidos pela legislação para atendimento pela Assistência Estudantil do IFF. A classificação foi feita a partir de processo seletivo interno iniciado em agosto.
Essas são medidas emergenciais e temporárias que estão sendo implementadas em decorrência de obras na área de refeitório do campus. O espaço será adaptado para o uso como Restaurante Estudantil, com previsão de conclusão no 1º semestre de 2024, possibilitando que os alimentos possam ser preparados e servidos para os alunos no próprio local.
Quanto aos livros didáticos, a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus informa que aguarda o envio pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação.
A Direção-Geral do IFF Maricá ressalta mais uma vez estar fazendo esforços para melhorar a estrutura, que vem sendo prejudicada por sucessivos cortes e congelamentos no orçamento disponibilizado pelo governo federal, durante os últimos oito anos, para custeio e investimentos no campus. E segue à disposição de estudantes, pais, responsáveis e a comunidade em geral para sanar dúvidas e acolher sugestões.”
A reportagem do Barão de Inohan estará de olho para conferir se todas essas informações e ações serão cumpridas em benefício dos estudantes da IFF Maricá.