Começou na terça feira 3 de outubro, o aguardado Rio Innovation Week, evento voltado para as áreas de inovação e tecnologia. Realizado no Píer Mauá, na região central da cidade do Rio de Janeiro, o evento se estenderá até esta sexta-feira, dia 6 de outubro.
Com uma impressionante programação de 30 conferências simultâneas, o Rio Innovation Week promete ser um marco na difusão do conhecimento e das tendências tecnológicas. Reunindo cerca de 2 mil palestrantes e contando com a participação de mais de 350 empresas e instituições de pesquisa, a expectativa é de que o público alcance a marca de 130 mil pessoas.
Atrações do evento
- O evento conta com uma lista de palestrantes que inclui figuras de destaque mundial.
- Graça Machel, renomada ativista africana e ex-primeira-dama da África do Sul, estará presente no dia 6 de outubro às 13h30, compartilhando sua visão sobre temas globais.
- A cantora Anitta promete surpreender o público no dia 4 de outubro, às 11h.
- Marc Randolph, o fundador e primeiro CEO da Netflix, encerrará o evento no dia 6 de outubro, às 15h, com insights sobre o futuro do entretenimento digital.
- Outro destaque é a participação de Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e pesquisadora da Fiocruz, que irá discutir “Como o Negacionismo Afetou o Controle da Pandemia e o que Aprendemos com Isso” no dia 4 de outubro, às 17h.
- Uma novidade deste ano é o palco Back2Black, que abordará temas relacionados ao desenvolvimento econômico, empreendedorismo, inovação, negócios e cultura afro-brasileira.
- O objetivo é promover discussões e oportunidades sobre questões raciais não apenas no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil e no mundo. Empreendedorismo social, economia comunitária e cultura serão conduzidos por líderes influentes da cultura negra.
- A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também marca presença com um estande exclusivo, oferecendo atividades e oficinas relacionadas à educação, ciência e tecnologia.
- O intuito é aproximar o público das pesquisas e descobertas da universidade em áreas diversas, como Museu Nacional, Fórum de Ciência e Cultura, Escola de Belas Artes, Núcleo de Computação Eletrônica, Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem, e Escola de Comunicação.
Informações sobre o Rio Innovation Week 2023
O Rio Innovation Week, realizado entre 3 e 6 de outubro no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro, é o destaque da América Latina no cenário de inovação e tecnologia. Com uma programação intensa e abrangente de 30 conferências simultâneas, o evento reúne mais de 2 mil palestrantes, 350 empresas e instituições de pesquisa, além de uma expectativa de público de 130 mil pessoas ao longo de quatro dias.
É uma oportunidade ímpar para os participantes mergulharem nas últimas tendências tecnológicas, compartilhar conhecimento e explorar oportunidades de negócios.
Os ingressos para o Rio Innovation Week 2023 estão disponíveis para compra na plataforma Sympla, proporcionando a oportunidade de participar deste encontro que discutirá o futuro da tecnologia e inovação no Brasil e além.
Os valores para acesso ao evento variam entre diárias de R$ 250,00, e o passaporte para o evento completo, por R$ 600,00.
Codemar apresenta Plataforma Mumbuca Verde no Rio Innovation Week
Mais de 130 mil visitantes são esperados pela organização do evento no espaço de 60 mil metros quadrados
Começou na terça-feira (3), no Píer Mauá, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, o Rio Innovation Week, maior feira de inovação e tecnologia da América Latina. Além de participar de painéis e palestras ao longo do evento, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) conta com um estande do Programa Mumbuca Verde no local, apresentando a plataforma de ativos sustentáveis para o Brasil e o mundo.
O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, esteve na cerimônia de abertura, com a presença de diversas autoridades, entre elas a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Na companhia da fundadora e presidente da BMV Global, Maria Tereza Umbelino, Lacerda apresentou a plataforma de comercialização de ativos ambientais para pessoas e empresas. Com a compra dos títulos, os investidores recebem benefícios como o Selo Verde, que abre novas portas para negócios e produtos.
“Estamos na vanguarda com a criação deste novo mercado por meio da valorização de ativos ambientais. São aqueles que preservam a natureza, seja em locais com nascentes ou mata atlântica, e podem gerar títulos financeiros de preservação da natureza”, afirmou o presidente da Codemar.
Ele acrescentou que esses ativos representam uma inovação no mercado financeiro, e a companhia não poderia estar fora. “Atualmente temos 536 hectares em inventário e queremos levar essa nova boa ideia para outros lugares”, disse Hamilton.
Para Maria Thereza Umbelino, da BMV, a Mumbuca Verde traz um sólido caminho para a nova economia. “É um projeto inovador em um evento de inovação que todos vêm buscando, que é sair da economia tradicional e inovar com a bioeconomia. Mostramos como a conservação da natureza vira um ativo graças à tecnologia acessível a todos”, conta.
Destaque
Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do governo federal, foi uma das visitas presentes no estande da Codemar, que também tem um destaques de inovação e tecnologia do evento: um simulador de asa delta em realidade virtual. A tecnologia oferece uma experiência radical utilizando os óculos com visão 360º e um colete que levanta o participante e garante a sensação física de um sobrevoo.
Outra ação foi a distribuição de flyers explicativos sobre o programa em papel semente, ecológico, reciclado e artesanal. O material pode ser plantado por levar sementes em sua composição.
Fotos Codemar: Leonardo Fonseca