domingo, 29 de outubro de 2023

Maricá realiza II Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

 Com apoio da Secretaria de Assistência Social, evento reuniu mais de 100 pessoas que discutiram ideias para ampliar as melhorias desses moradores


Com apoio da Prefeitura de Maricá, aconteceu no sábado 28/10 a II Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento, aberto ao público, aconteceu no Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, no Centro, e reuniu mais de 100 pessoas. O objetivo foi debater ideias para ampliar as melhorias desses moradores no município a partir do tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.

A conferência também tem o papel fundamental na construção, implementação e promoção das políticas públicas, tendo como compromisso e finalidade a ampla participação social, garantindo o protagonismo dos representantes do governo e da sociedade civil para mapear e elaborar estratégias de modo a combater às desigualdades e a todos os tipos de discriminação.

“É importante à participação popular para elaboração de políticas públicas para as pessoas com deficiência dentro e fora de nosso município”, disse Thiago Ribeiro, secretário de Assistência Social.

O evento, organizado pelo COMDEF - Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência com apoio da Secretaria de Assistência Social e estranhamente sem a participação da Secretaria de Políticas Inclusivas, contou com palestras, debates, apresentação de dança e intérpretes de Libras.

“Foi uma oportunidade para as pessoas com deficiência apresentarem sugestões e agora essas propostas serão levadas para a Conferência Estadual”, disse Maria Cecília Fernandes, presidente do Comdef.

Na parte da manhã, 4 eixos foram criados para criações e discussões de propostas para serem apresentadas os executivo e legislativo municipal e para serem também levadas para o encontro estadual.

À tarde, foram apresentadas e votadas as propostas que em breve serão divulgadas.

Fotos: Pery Salgado (jornal Barão de Inohan)

Prefeitura  promoveu atividade para alunos da contrapartida social em Maricá

Evento reuniu 52 pessoas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Mumbuca na manhã deste sábado (28/10)


Enquanto acontecia a II Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, sem a presença da Secretaria de Políticas Inclusivas, esta promoveu no mesmo sábado (28/10) o evento ‘Jogos para Todos’, onde foram realizadas atividades físicas adaptadas para promover a inclusão.

No local, dinâmicas com experiências sensoriais despertando nos participantes o pensamento crítico sobre as barreiras enfrentadas no cotidiano pelas pessoas com deficiência foram realizadas para alunos da contrapartida social para todos os cursos de graduação de nível superior e pós-graduação, sendo prioridade os estudantes dos cursos de educação física, fisioterapia, assistência social e do Programa Passaporte Universitário.

“O evento tem o propósito de disseminar o conhecimento acerca da educação física adaptada como também apresentar algumas modalidades do paradesporto, para que os futuros profissionais de educação física tenham essa importante experiência como parte de sua formação, pois sabemos que o esporte, seja ele recreativo ou de alto rendimento, é sempre uma excelente escolha na promoção da inclusão social”, disse Crys Perlingeiro, gerente do Centro de Referência em Políticas Inclusivas.

A ação, que tem parceria com a ONG Contato e a Secretaria de Esporte e Lazer, aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Mumbuca, e reuniu 52 pessoas que receberam certificado.

Fotos: Elsson Campos