quarta-feira, 13 de setembro de 2023

POLICIAIS CIVIS DO RAS AINDA NÃO RECEBERAM SEUS VENCIMENTOS DESDE A CRIAÇÃO EM JULHO


Celebrado por todos em julho quando a prefeitura (https://obaraoj.blogspot.com/2023/07/assim-como-o-proeis-marica-assina.html) assinou convênio para o aumento de quantitativo de policiais civis na cidade, visando reforçar o trabalho de atendimento na 82ª Delegacia Policial (Maricá), policiais que participam do programa denunciam que desde a criação, embora estejam trabalhando normalmente já no convênio, ainda NADA RECEBERAM.

COMO DEVERIA SER

A Prefeitura de Maricá assinou em julho, um convênio com a Secretaria de Estado da Polícia Civil, com a finalidade de aumentar o efetivo de policiais civis na cidade. No acordo, a prefeitura terá o compromisso de custear o programa através do RAS - Regime Adicional de Serviço. A proposta é reforçar o trabalho de atendimento na 82ª Delegacia Policial (Maricá), além de aumentar a produção investigativa da unidade.

O RAS - Regime Adicional de Serviço é um programa de compensação financeira para os policiais que voluntariamente quiserem trabalhar em seus horários de folga, para reforçar o atendimento na unidade policial assim como já acontece no PROEIS pela Polícia Militar.

O convênio está (ou deveria estar) sendo gerido pela SEOP - Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado, que também é responsável pelo repasse do Programa de Integração na Segurança (PROEIS) no município.

Na ocasião, o secretário de segurança e ordem pública, Coronel Julio Veras falou: “Esse convênio aumenta o número de policiais civis na delegacia, que com o Proeis e acréscimo do número de GMs no município, aumentou também os registros e apresentações de flagrantes. Precisamos dar celeridade às demandas da delegacia e liberar o efetivo para a volta para o policiamento ordinário. Quem ganha com isso é a população e a segurança pública do município”, declarou o secretário.

AINDA NADA ACONTECEU E PREFEITURA NÃO INFORMA O PROBLEMA

Policiais civis que participam do RAS na 82 DP, entraram em contato com a redação do Barão de Inohan em 28 de agosto, informando do problema e dizendo que já estariam trabalhando no convênio há dois meses sem nada receber.

No dia 29 de agosto a redação do Barão de Inohan entrou em contato com a SECOM - secretaria de comunicação da prefeitura pedindo informações:

"secommarica1@gmail.com

      Prezados, boa tarde

Temos recebido denúncias de policiais que estão participando do RAS que ainda não receberam nenhum pagamento e que estariam atrasados os meses de julho e agosto, ou sejam, nada receberam desde a sua criação.

... Poderiam confirmar se realmente a prefeitura já fez o repasse para o estado destes dois primeiros meses do programa?"

Como resposta, no mesmo dia (29/08), a SECOM respondeu: "Boa tarde!! Estamos apurando a sua demanda e aguardando informações. Assim que tivermos um retorno iremos responder."

Mas até o fechamento desta matéria às 08:30 da manhã da quarta feira 13 de setembro (16 dias após a solicitação), ainda nada foi informado e os policiais continuam sem receber os devidos repasses do convênio.

Estamos aguardando a solução do problema.

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO