quinta-feira, 14 de setembro de 2023

"DE OLHO NOS OLHINHOS" AJUDA A ALERTAR E COMBATER O RETINOBLASTOMA, dias 16 e 17/09

 


O retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular. Segundo o Ministério da Saúde, é o tumor ocular mais comum em crianças, representando cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano.

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças, mas é raro e responde por 3% dos cânceres infantis. Entre 60% e 75% dos casos de retinoblastoma são esporádicos, isto é, uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente. Essa forma de retinoblastoma geralmente aparece em crianças com mais de 1 ano de idade. Os demais casos são hereditários e a criança tem uma mutação num gene supressor de tumor chamado RB1, que está presente em todas as células de seu corpo, inclusive nas que vão dar origem a óvulos ou espermatozoides. Geralmente, essa mutação é herdada de um dos pais, embora possa ser também uma mutação nova que comece com o paciente, que vai transmiti-la aos descendentes. Nesses casos, o retinoblastoma se desenvolve no bebê, antes de 1 ano de idade.

DESCOBERTA POR UM BRASILEIRO


Foi o oftalmologista carioca Hilário de Gouveia quem descreveu pela primeira vez um caso de retinoblastoma hereditário, em 1872. Gouveia atendeu um menino com esse tipo de tumor e removeu seu olho. Anos depois, o paciente retornou a seu consultório com duas filhas, que tinham a doença em ambos os olhos. Ambas morreram. Gouveia não tinha noção de genética, que ainda nem engatinhava na época, mas deu uma pista tão interessante para as origens da doença, que ele é o único brasileiro citado na lista das dez descobertas mais importantes sobre o câncer de todos os tempos, pelo National Cancer Institute dos Estados Unidos.

Existem três tipos de retinoblastoma:

- O retinoblastoma unilateral afeta um olho e representa entre 60% e 75% dos casos. Destes, 85% são da forma esporádica da doença, e os demais são casos hereditários. 

- O retinoblastoma bilateral afeta os dois olhos, quase sempre é hereditário e costuma ser diagnosticado bem mais cedo que o unilateral. 

- O retinoblastoma PNET (tumor neuroectodérmico primitivo) ou retinoblastoma trilateral ocorre quando um tumor associado se forma nas células nervosas primitivas do cérebro e só atinge crianças com retinoblastoma hereditário bilateral.

O retinoblastoma é um câncer do olho e é ali que os sintomas começam:

“Olho de gato”: crianças com retinoblastoma desenvolvem uma área branca e opaca na pupila, que se chama leucocoria, causada pela reflexão da luz provocada pela doença. No Brasil, essa condição é popularmente conhecida como “olho de gato” e é facilmente visível em fotos tiradas com flash. A criança deve ser levada ao oftalmologista tão logo o fenômeno seja identificado, porque, mesmo que não seja um retinoblastoma, isso pode causar a perda da visão.

- Problemas na movimentação do olho, como estrabismo

- Redução da visão em um olho

- Dor no olho

- Globo ocular maior que o normal

- Olho preguiçoso (ambliopia)

FATORES DE RISCO

Existem poucos fatores de risco conhecidos para o retinoblastoma:

Idade: ele é mais comum em crianças com menos de 3 anos.

Hereditariedade: um em cada três casos de retinoblastoma é causado por mutação no gene Rb1, presente em todas as células do corpo da criança. Destes, um a cada quatro casos é herdado de um dos pais da criança. Herdado de um dos pais ou não, quando todas as células do organismo têm a mutação, elas têm 50% de chances de transmitir essa mutação aos filhos futuramente.

Tiago Leifert abre o jogo sobre estado de saúde da filha, Lua, de 2 anos

A pequena foi diagnosticada com retinoblastoma, um câncer raro que atinge os olhos, quando tinha menos de um ano

Tiago Leifert (43) abriu o jogo, em entrevista ao programa Pânico, sobre o estado de saúde da sua filha, Lua, 2, fruto de seu casamento com a jornalista Daiana Garbin, 41. A pequena foi diagnosticada com retinoblastoma, um câncer raro que atinge os olhos, quando tinha menos de um ano.

Fase do tratamento: "Ela está tratando ainda. A gente não considera em fase de controle, tecnicamente. Com criança é diferente. A gente segue muito em cima e com muito frio na barriga ainda".

Infância normal: "Ela está bem, tem uma infância normal, dentro do possível. Ela está na escola agora. Ela é terrível, é uma criança de dois anos daquelas clássicas mesmo, que derruba tudo, quebra tudo, gosta de pular, gosta de aprontar, mas a gente tem que interromper a infância dela várias vezes para ir ao GRAAC para olhar como as coisas estão."

Ano sabático: "Eu ia narrar a final no Globoplay, estava amarradão. Ela [Lua] teve uma recidiva, o câncer voltou. Descobri na quinta-feira e avisei o pessoal que ia ter quimio no domingo [dia do jogo]", contou. "Passei a final com ela no colo, anestesiada. Foi aquele dia que eu falei: 'Vou parar, senão eu vou pirar'". (Folhapress)

Tiago convoca para campanha DE OLHO NO OLHINHO

Pelo segundo ano consecutivo, Daiana Garbin e Tiago Leifert promoverão a campanha "De Olho nos Olhinhos", assinada pela Ogilvy Brasil. A ação visa a conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos.

No sábado 16 de setembro, em nove shoppings em nove grandes cidades brasileiras, Tiago Leifert e família e vários médicos oftalmologistas estarão realizando a campanha DE OLHO NOS OLHINHOS.

Tiago no vídeo abaixo, convoca à participação de todos e afirma que não quer doação, e sim, QUE TODOS POSSAM DIVULGAR essa grande campanha. Quem não puder ir nos shoppings, basta acessar a campanha através do site deolhonosolhinhos.org 

Sobre a campanha

Nesta segunda edição, a campanha "DE OLHO NOS OLHINHOS" tem o apoio médico e científico das mais importantes entidades médicas do Brasil: 

AMB – Associação Médica Brasileira, 

CFM - Conselho Federal de Medicina, 

CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 

SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria, 

SBOO - Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia,

SOBOPE - Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica,

SBOP - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, 

Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, 

GRAACC, 

St. Jude Children's Research Hospital, 

Aliança AMARTE, 

ABLAO - Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e 

AAP - Associação Acadêmica de Pediatria.

Dias 16 e 17 de setembro serão realizados eventos com atividades para crianças, totem para fotos e muita informação em 9 shoppings da rede ALLOS

- Eldorado e Shopping Taboão em São Paulo; 

- Via Parque no Rio de Janeiro; 

- Boulevard BH em Belo Horizonte; 

- Shopping da Bahia em Salvador; 

- Shopping Passeio das Águas em Goiânia; 

- Shopping Curitiba; 

- Manauara Shopping em Manaus e 

- Boulevard Belém no Pará. 

Tiago e Daiana estarão presencialmente no sábado (16) no Shopping Taboão e no Eldorado, além da presença de médicos e outros profissionais da saúde.

Além do espaço físico, a ALLOS vai disponibilizar espaço de mídia eletrônica nos shoppings do grupo, mostrando vídeos de conscientização que foram criados pela agência OGILVY e produzidos pela HOGARTH, duas empresas do grupo WPP.

Vídeos da campanha "DE OLHO NOS OLHINHOS" também estarão em 30 salas de cinema da rede Cinemark, em São Paulo, Goiânia e Vila Velha.

A PR PRODUÇÕES através do Barão de Inohan e o CULTURARTE estarão apoiando e divulgando este magnífico evento.