quinta-feira, 14 de setembro de 2023

DA MTP À EPT: MARICÁ COMEMORA 9 ANOS DE VERMELHINHOS (vídeos)

Solenidade teve ônibus museu, que conta a história do vermelhinho,  distribuição de cupcakes e anúncio da ampliação dos serviços da EPT


Ela nasceu MTP - Maricá Transporte Público, uma empresa de economia mista, uma S.A. (sociedade anônima), que segundo o prefeito na época Washington Siqueira (o Quaquá) teria tarifas mais baratas que as praticadas pelas duas empresas que na época faziam o transporte municipal (Viação Nossa Senhora do Amparo e Viação Costa Leste), e que o então prefeito chamava e MONOPÓLIO DO TRANSPORTE PÚBLICO (monopólio com duas empresas, além das vans municipais ????), então com valor de R$ 2,70.

Os primeiros 13 ônibus que chegaram no segundo semestre de 2013, teriam como tarifa o valor de R$ 2,00, diminuindo R$ 0,50 por ano até chegar em 2019 com o valor de Tarifa Zero, mas como o jornal Barão de Inohan anunciou em 05 de julho de 2014 (https://obaraoj.blogspot.com/2014/07/vermelhinhos-chapa-branca.html), os ônibus comprados pela prefeitura municipal de Maricá para a então MTP - Maricá Transportes Públicos, não poderiam cobrar nenhuma tarifa pois eram veículos oficiais e usariam chapa branca, impedindo que fossem cobradas quaisquer tarifas. Foi inclusive motivo da ira do então prefeito Quaquá, em uma festa caipira na rua 70, onde vociferou dizendo que a FETRANSPOR não queria liberar os validadores para a cobrança das tarifas (????).

Em setembro de 2013, a MTP S.A., passou a ser MTP Ltda, com apenas dois sócios, a prefeitura e outro, que assim como na época de S.A., nunca soubemos quem seriam estes sócios. Em novembro de 2014, foi criada a autarquia com o sugestivo nome: EPT - Empresa Pública de Transportes e o Tarifa Zero foi efetivado em Maricá, com a autarquia assumindo as linhas da então Costa Leste, fechada pelo ex-prefeito e que, até hoje, seus funcionários não receberam o que lhes é devido, mesmo com a afirmação dos advogados do tal SINTRONAC em reunião realizada em março na casa de vereador Frank, em São José, onde garantiram que "já estava tudo certo"!

9 anos de vida, muitos problemas, mas de 15 de novembro de 2019 até os dias de hoje, conquistando a população

Os primeiros anos foram difíceis, ônibus em pouco tempo foram sucateados, não existia manutenção, ninguém estava preparado e o cabide de empregos era enorme, até que a justiça determinou a paralisação de suas atividades, que voltariam meses depois da decisão da justiça, mas ainda assim com enormes problemas, mesmo com a aquisição de novos ônibus.

Nova decisão da justiça (pois nada havia melhorado) fez com que a EPT decidisse (sábia decisão) alugar ônibus e entregar a empresas que sabiam trabalhar devidamente. No dia 15 de novembro, a Viação Nossa Senhora do Amparo começava a locação dos novos vermelhinhos nas linhas do 1° e 2º distritos. Depois veio a FIEL (que não foi tão FIEL e já caiu fora), e hoje, a Viação Nossa Senhora do Amparo aluga cerca de 120 ônibus para todas as linhas do 1º, 2º 3º e 4º distritos, a exceção da linha E11 (Centro x Araçatiba), que é feita com os micros e os Mascarelos da frota original da EPT que já está com 7 anos de vida, quase fim de vida.


O ANIVERSÁRIO

A Prefeitura de Maricá, e a EPT - Empresa Pública de Transportes realizaram na segunda-feira (11/09) uma solenidade em comemoração aos 9 anos dos vermelhinhos - o programa Tarifa Zero, na Rodoviária do Povo, no Centro. Vangloriando-se de que Maricá é a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes a adotar um sistema de transporte totalmente gratuito, sendo referência em mobilidade urbana por todo o país, o serviço começou com apenas 13 ônibus (reveja a história acima) e hoje já são 135 veículos no total da frota (sendo 120 alugados e o restante da frota original), que circula por toda a cidade, sem nenhuma concorrência criando aquilo que o ex-prefeito combatia tanto - o monopólio do transporte público.

Durante o evento, um ônibus museu ficou estacionado no terminal para que moradores e visitantes pudessem conhecer a história da EPT desde sua criação em 2013 como MTP. Além disso, bicicletas vermelhinhas foram utilizadas para auxiliar na distribuição de cupcakes aos presentes e aos usuários do transporte.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou sobre a importância de rememorar os tempos para entender o presente e afirmou que o vermelhinho é uma política que vai ter longevidade.

“Hoje é dia de celebrar um processo que foi duro e que teve incredulidade num primeiro momento. Em 2013, eu era vereador da cidade e com a ousadia, o sentimento de quem conhece a realidade do povo, o nosso deputado federal, ex-prefeito Quaquá (esperado mas ausente na cerimônia), comprou o desafio de estabelecer o Tarifa Zero como uma política. Em 2014, a gente resolveu quebrar o ciclo de exploração do povo que o setor rodoviário estabeleceu e dizer para a sociedade de Maricá e para o povo de Maricá que nós vamos construir, na longevidade do tempo, uma política e uma garantia que o povo tem. E o vermelhinho significa essa garantia diária do ir e vir de milhares de pessoas”, frisou Horta.

Secretário de Governo, João Maurício Freitas destacou o compromisso do governo com a população da cidade com a execução desse projeto tão exitoso de mobilidade urbana.

“Não existe no Brasil nenhuma cidade acima de 200 mil habitantes que tenha um ônibus de graça que liga a cidade de ponta a ponta. Em todas as outras, mais de 5 mil municípios desse Brasil, todo mundo paga a passagem. E o pagar a passagem já é um impedidor de muita coisa, para procurar um emprego, ir ao museu, à biblioteca, porque só aquele dinheiro de gasto de uma passagem do ir e vir já vai fazer muita falta em casa. E a gente consegue construir aqui em Maricá esse modelo internacional que chama atenção do mundo inteiro, uma política pública exitosa que a cidade já abraçou”, declarou Joãozinho.

Também esperado na cerimônia o deputados estadual Renato Machado não apareceu e a deputada Rosangela Zeidan chegou no fim da festa, mas comemorou.

Presidente da EPT, Celso Haddad reforçou a importância do governo em investir no transporte público Tarifa zero.

“Maricá pensa nas pessoas, no direito de cada cidadão e não iremos parar. Essa história vai longe. Aqui a gestão do transporte é popular, onde a pessoa elogia, reclama e tira dúvidas. Para 2024, a gente vai aumentar a frota dos vermelhinhos. As vermelhinhas vão chegar em toda a cidade. Vamos ter bicicleta para pessoas com deficiência e bicicletas infantis. Os nossos ônibus não terão mais catraca, porque esse é um objeto inibidor, um objeto de cobrança de tarifa. Então, Maricá vai continuar sendo a cidade das pessoas, do cuidado maior com o seu povo”, garantiu Haddad.

  

Vermelhinhos e Vermelhinhas

Nos primeiros meses de 2023, os ônibus vermelhinhos transportaram aproximadamente 3 milhões e 200 mil passageiros entre moradores e visitantes. Uma média de 122 mil passageiros apenas nos dias úteis. Vale destacar que o serviço é realizado hoje por meio das 39 linhas e 135 ônibus da frota, que circulam gratuitamente pelos quatro distritos da cidade.

Ao todo, 250 bicicletas vermelhinhas estão à disposição de moradores e turistas em 25 estações, localizadas nos bairros do Centro, Itapeba, Parque Nanci, Araçatiba, Itaipuaçu, Flamengo e São José do Imbassaí. No primeiro semestre deste ano, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas contou com 526.047 utilizações e 17.360 novos usuários cadastrados.