sexta-feira, 9 de junho de 2023

ZOLA XAVIER LANÇA LIVRO "UMA FRENTE POPULAR NO OESTE DO BRASIL" NO GAM


 Mais uma tarde/noite memorável. Depois do lançamento do livro UMA FRENTE POPULAR NO OESTE DO BRASIL do jornalista Zola Xavier, em Porto Velho em 24 de março na Casa de Cultura Ivan Marrocos e posteriormente no Rio de Janeiro em 19 de maio na icônica Taberna da Glória, foi a vez de Maricá (cidade que Zola escolheu como moradia há décadas) viver este grande momento.

Quando do lançamento em 19 de maio no Rio de Janeiro (foto acima), Kikah Monteiro Valente, diretora do Grupo de Artistas de Maricá se fez presente e lá acordou com Zola Xavier o lançamento em Maricá, no dia 03 de junho, com a presença de Jorge Coutinho (egresso do CPC - Centro Popular de Cultura), também presente no lançamento na Taberna da Glória, no GAM, em frente a um dos cenários mais lindos de Maricá, a lagoa de Araçatiba.

E assim aconteceu. Foi como dissemos acima, uma tarde/noite memorável, onde Zola recebeu amigos de longas datas, como Mário Martins outro militante de várias lutas por um país melhor e mais justo.

Prestigiando o lançamento também esteve presente o secretário municipal Sérgio Mesquita, a presidente do CONEN Maricá - Denise Oliveira (viúva de Mauro Alemão, amigo de Jorge Coutinho) e o prefeito Uilton Viana e sua esposa Joelma (Uilton foi o responsável pela criação do GAM em 04 de agosto de 1994, durante sua passagem pela prefeitura de Maricá).

Às 17 horas, Alexandra Lambraki (também jornalista) presidente do GAM abriu as portas do Ponto de Cultura (um dos dois únicos do município de Maricá), para receber Zola e família para o lançamento do livro.

Logo a seguir, Jorge Coutinho e Délcio Marinho (artistas, produtores e fazedores de artes) chegaram ao local.

Convidados e amigos começaram a lotar o GAM. Por volta das 18:15h Zola pediu a atenção de todos os presentes, para um momento de grande emoção, quando o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan) entregou uma foto de Jorge Coutinho com o amigo Oduvaldo Vianna Filho (o Vianinha), também fundador como ele do CPC (Centro Popular de Cultura. Emocionado, Coutinho agradeceu e contou aos presentes algumas passagens marcantes do início do CPC, inclusive do show OPINIÃO, baseado na música escrita por Zé Keti, e dirigido por Coutinho (no final da década de 60, em plena ditadura militar) à pedido de Vianinha.

Foram momentos marcantes para todos os presentes e de grande emoção para Coutinho que pode relembrar sua juventude ao lado de Vianinha.

A noite de lançamento terminou por volta das 20 horas, com os presentes eternizando o grande momento em uma linda foto, fotos essas feitas pelo grande amigo e repórter fotográfico Clarildo Menezes.

Assista abaixo o vídeo com as principais fotos do evento e o momento em que Jorge Coutinho é homenageado pelos jornalistas Zola Xavier e Pery Salgado

UMA VIAGEM A HISTÓRIA

Segundo o jornalista Pery Salgado, o livro de Zola Xavier que descreve momentos históricos do território federal do Guaporé (depois Rondônia), na verdade é uma viagem no tempo, em certas horas um romance tal qual os escritos por Jorge Amado que nos transporta aos locais e personagens descritos em seus livros: "Zola tem esse poder, o livro UMA FRENTE POPULAR DO OESTE DO BRASIL nos transporta para um longínquo território do oeste brasileiro, com personagens históricos mas que poderiam figurar em qualquer grande romance da nossa literatura".


RETOMADA DO PALACETE RIO MADEIRA

O jornalista destaca inclusive um fato lamentável da história narrado por Zola Xavier, que foi a ocupação do Palacete Rio Madeira pelo exército brasileiro, permanecendo no local até os dias de hoje:

"O Palacete Rio Madeira, citado por Zola no capítulo 13, foi sede do governo do território do Guaporé, e posteriormente, já denominado território federal de Rondônia, o Palacete localizado no centro de Porto Velho, por decreto governamental, foi cedido a URES (União Rondoniense dos Estudante Secundaristas), em 08 de julho de 1963, mas em função do golpe militar de abril de 1964, foi ocupado pelo exército brasileiro que expulsou os estudantes do local e até hoje está no local.

Só que a data é emblemática, pois em breve, a cessão pelo governo do então território federal de Rondônia estará completando 60 anos. Lancei a ideia de uma manifestação pacífica em frente do Palacete, com direito a bolo, bolas, faixas e 'parabéns pra você', solicitando a devolução do Palacete aos seus donos de direito", informou o jornalista.

"E o interessante, que essa ideia fluiu, os estudantes parecem que gostaram e estão se movimentando para tal manifestação. O que Zola fez em denunciar tal despautério foi literalmente acordar o gigante adormecido (no caso os estudantes rondonienses) que estão me movimentando, e recebendo apoio de advogados de Rondônia para solicitar a devolução do Palacete aos estudantes.

Não só representantes da URES, mas da UBES e da UNE também estão na luta, tanto que um ofício relatando o fato e solicitando a reintegração, foi entregue em 23 de maio ao Ministro da Educação Camilo Santana, em Brasília. Zola e seu magnífico livro são responsáveis por toda essa movimentação", concluiu o jornalista Pery Salgado.

O Palacete Rio Madeira abrigou não só a URES mas um núcleo do CPC - Centro Popular de Cultura, fundado por Oduvaldo Viana, Glauber Rocha, Ferreira Goulart, Jorge Coutinho (na foto abaixo com Vianinha) dentre outros.