Infelizmente Maricá apesar de ter completado em 26 de maio, 209 anos de emancipação político administrativa, e de ter tanta história para CONTAR, poderia ter muita história para MOSTRAR.
Nossos prédios históricos hoje se resumem a igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, a Casa de Cultura, a fazenda Itaocaia, ao farol de Ponta Negra, algumas capelas e a outros poucos prédios não devidamente preservados e que volta e meia são aniquilados em nome do progresso.
O jornalista Pery Salgado, do jornal Barão de Inohan, esteve nas obras da RJ 106 na construção do viaduto que passará sobre a RJ 114, acabando com o absurdo cruzamento e já sinalizou a existência (ignorada por muitos), de um símbolo que faz parte da história de Maricá, do estado e das estradas que cortam os municípios fluminenses.
Trata-se do marco datado da década de 40, quando a RJ 106 (então RJ 5), foi construída, e passou por Maricá.
Este pequeno obelisco, mas de enorme importância na história da cidade (que inclusive presenciou a morte prematura do querido Cônego Batalha bem próximo ao local), TEM QUE SER PRESERVADO e tombado pela municipalidade.
Falando com o chefe das obras, este garantiu que NINGUÉM mexerá com o obelisco e que este fará parte da urbanização do local.
Por vias de dúvidas, fizemos o registro para salvaguardar este marco da história de Maricá, para que nosso município não perca mais um pedaço de sua história.
Confira o vídeo: