Ação começou pela Avenida Francisco Sabino da Costa, no Centro, com a remoção de uma infinidade de fios e cabos de telecomunicações sem uso
Finalmente a Prefeitura de Maricá deu início ao projeto “Limpa Postes”, com a remoção de diversos fios e cabos de telecomunicações que estão sem uso e instalados em postes da Avenida Francisco Sabino da Costa, no Centro da cidade.
A iniciativa tem por objetivo descer todos os cabos para serem instalados dentro das galerias subterrâneas, reorganizar toda a fiação das operadoras, reduzir a poluição visual na cidade, além de prevenir acidentes, como vários que em curto, ocasionam incêndios por vezes de grandes proporções, como um que aconteceu em frente ao condomínio Monte Verde no Flamengo, interditando por horas a Avenida Roberto Silveira.
A lei foi aprovada pela Câmara dos Vereadores antes da pandemia mas só agora está sendo implementada. A operação é realizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, e conta com apoio da Secretaria de Iluminação Pública.
"Estamos há seis meses em contato com todas as operadoras existentes na cidade para fazerem as retiradas dos fios sem uso nas vias onde já possuímos rede subterrânea. Esse projeto piloto fará uma grande limpeza visual da cidade, retirando toda a estrutura existente das empresas de telecomunicações, que deverão ser instaladas dentro da tubulação da rede subterrânea " explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Leonardo Alves, que acompanhou o primeiro dia de ação.
O projeto prevê ainda obras de ampliação e modernização das galerias subterrâneas a partir de julho, para a passagem de cabeamento de telecomunicações em cerca de 6km nas principais vias de circulação de veículos e passagens de pedestres da cidade, começando pelo Centro de Maricá e se estendendo ao Flamengo, Mumbuca, Inoã, Itaipuaçu, dentre outros bairros.
Fotos: Katito Carvalho e Evelen Gouvêa