segunda-feira, 15 de maio de 2023

Seguem as obras da construção do elevado do Flamengo (vídeo)

 Estrutura de aproximadamente 113 metros, com quatro faixas de rolamento vai desafogar o trânsito para quem sai da cidade


A SOMAR - autarquia de Serviços de Obras de Maricá, segue com a construção do viaduto na saída do bairro Flamengo, no absurdo cruzamento da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) com a RJ-114 (que dá acesso ao município de Itaboraí) e que vai desafogar o trânsito para quem sai da cidade. A obra está na fase de conclusão da rede de drenagem de aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão para diminuir o risco de inundações do entorno. A intervenção está orçada em aproximadamente R$ 87 milhões e o prazo de conclusão é de 18 meses.

O novo elevado terá um vão de aproximadamente 113 metros, com quatro faixas de rolamento (duas pistas em cada sentido), espaço para pedestres em uma área total de 136.000 m². 

A obra contempla ainda a duplicação da RJ-106 no trecho entre a Avenida Roberto Silveira, na entrada do bairro do Flamengo, até as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, logo após o Condado e a construção de uma rotatória no entroncamento da RJ-114. 


A intervenção abrange também urbanização com calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização e iluminação de led.


Mas a reportagem do Barão de Inohan viu uma série de desperdícios nessa obra, uma delas o absurdo plantio de palmeiras e outras inúmeras plantas, em período onde já se tinha conhecimento da obra do viaduto. Por que plantaram então? E agora, retiradas, para aonde irão essas plantas?


Outro erro de planejamento aconteceu após a conclusão dos manilhamentos, onde as equipes de obras, abriram novos buracos para retirar algumas manilhas e construir caixas de passagem. Por que não fizeram isso enquanto colocavam as manilhas?

CIDADE LOTADA DE OBRAS

Avenida B

Em Inoã, A Avenida B passa por revitalização que irá transformá-la em uma alternativa aos motoristas para acessar o distrito de Itaipuaçu. Com aproximadamente 6km de extensão, a via receberá asfaltamento, urbanização, sinalização, calçadas acessíveis, piso tátil direcional e de alerta, além de ciclofaixas na lateral.

No local será instalada também uma ponte com 27 metros de comprimento e cerca de 13 metros de largura que permitirá o fluxo em mão dupla. Com previsão de execução em 14 meses, a obra já avança com a reformulação de toda a rede de drenagem, de aproximadamente de 4km de extensão, para diminuir o risco de inundações no entorno. O investimento total é de aproximadamente R$ 36 milhões.

Passarelas


Serão construídas quatro passarelas por recursos próprios da Prefeitura ao longo da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). No km 25 da rodovia, na altura do Parque Nanci, segue em andamento a obra da estrutura que terá 32 metros de comprimento e dois metros de largura, com rampas de acessibilidade. A obra concluída a fase de fundação no sentido Maricá, já tem colunas e rampas sendo colocadas na obra. Já no sentido Niterói, aguarda a realocação dos postes pela Enel (sempre a ENEL atrasando obras em Maricá).

Outra passarela em fase de execução, com as estaca de fundação sendo colocadas nos dois sentidos está sendo feita em frente do Hospital Municipal de São José do Imbassaí. A passarela que atenderá funcionários, visitantes e pacientes do hospital, será a primeira do município a ter elevador para facilitar idosos, obesos, gestantes e portadores de deficiência física em usar a passarela. A estrutura implementada em frente ao hospital municipal terá aproximadamente 30 metros de comprimento, elevador, escada e rampa.

Ponte da Mumbuca

As obras da nova ponte sobre o rio Ludgero, localizado na Avenida Abreu Sodré, no bairro Mumbuca, seguem avançado. As peças pré-moldadas da nova estrutura de 18 metros já chegaram e estão sendo montadas. Atualmente uma ponte provisória ocupa o local para a travessia de pedestres, motociclistas e veículos leves de até três toneladas e funciona no esquema PARE e SIGA.

Ponte do Espraiado

A Ponte do Espraiado já está com aproximadamente 75% da obra concluída. As vigas já foram concretadas, faltando apenas serem içadas. A laje já foi montada e falta finalizar a urbanização. A antiga ponte vai dar lugar a uma estrutura de cerca de 11 metros de largura e 26 metros de comprimento. O local ganhará faixa de rolamento com passagem para veículos nos dois sentidos, calçada para pedestres e com acessibilidade para cadeirantes e nova iluminação.  O trânsito para veículos foi interditado na altura da ponte e uma estrutura foi montada para passagem de pedestres e motocicletas. Com o fechamento da Avenida Central, os motoristas que seguirem em direção à cachoeira terão que trafegar apenas pela Estrada do Espraiado.

Ponte do Caxito

A ponte do Caxito está em fase de finalização. A antiga estrutura de aproximadamente sete metros de largura e 13 de comprimento foi demolida e substituída por uma de aproximadamente 11 metros de largura e 15 metros de comprimento. A nova ponte ganhou duas faixas de rolamento para a circulação de veículos nos dois sentidos.

O local recebeu ainda, urbanização no entorno, com calçada para pedestres e acessibilidade para cadeirantes, além de iluminação. Durante a obra, o trânsito para veículos pesados (como ônibus e caminhão) foi afetado e os motoristas tiveram que buscar rotas alternativas para acessar a Estrada do Caxito, após a ponte. Orientadores de trânsito estão nos principais acessos para auxiliar motoristas e pedestres.

Piscina na Arena Mumbuca

Uma piscina de 25 metros de comprimento, com vestiário e arquibancada que integrará o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. O local já dispõe de quadra poliesportiva, pista de skate, paisagismo, brinquedos para crianças, bancos e um auditório que recebe peças teatrais e eventos do governo.