terça-feira, 30 de maio de 2023

FINALMENTE: Prefeitura assina convênio para custear combustível da PM que atua na cidade

Pedido do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança) desde 2015 visa evitar o gasto e o desgaste com tempo e deslocamento das viaturas para abastecer na sede do Batalhão de Niterói


Finalmente o 
prefeito de Maricá, Fabiano Horta, assinou na segunda-feira (29/05) convênio com a Secretaria Estadual da Polícia Militar para garantir o abastecimento das viaturas que são utilizadas pela corporação nas ações de prevenção à prática de delitos na cidade. O combustível será integralmente custeado pela Prefeitura e possibilitará maior segurança no município, evitando o deslocamento dos veículos até a sede do 12º Batalhão da Polícia Militar, em Niterói. O abastecimento será feito na Coordenadoria de Abastecimento ao lado dos Bombeiros nas Colinas, no km 29,5 da RJ 106 (sentido Saquarema).

Desde 2015 que nas reuniões do CCS Maricá o assunto é discutido com representantes do 12º BPM através da 6ª Cia e da prefeitura de Maricá para garantir mais tempo de presença dos praças em Maricá.

A assinatura aconteceu no Quartel General da Polícia Militar, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com a presença do secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires;  do subsecretário de gestão administrativa, coronel Neto; dos secretário municipais de Governo, João Maurício de Freitas; e de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras; além do comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Sylvio Guerra; e do comandante do 12º BPM (Niterói/Maricá), tenente-coronel Aristheu Lopes.

A parceria tem por objetivo evitar que as viaturas tenham que se deslocar até a unidade policial em Niterói para poder abastecer, além de gerar menos desgaste dos veículos e principalmente de tempo, ficando Maricá desguarnecida da viatura e dos policiais. Com isso, a previsão é da melhoria na eficiência do planejamento de segurança da 6ª Companhia (Maricá) e do 12° Batalhão de Polícia Militar (Niterói).  

“Avançamos com esse convênio firmado hoje com a Polícia Militar, garantindo que o abastecimento será realizado na cidade de Maricá e evitando o translado que os policiais tinham que realizar até Niterói. Com isso, garantimos mais policiais nas ruas, uma capacidade de trabalho maior e acima de tudo reforçamos os laços entre a municipalidade e o Governo do Estado, no sentido de fortalecer a segurança pública em Maricá. Hoje foi um dia de muita vitória, após muitos embates administrativos”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

O chefe do executivo municipal ainda ressaltou que o convênio servirá de modelo para que outros municípios possam realizar a mesma dinâmica. O secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, afirmou que esse é um grande benefício para Polícia Militar e a cidade de Maricá e destacou que o valor economizado com o combustível poderá ser direcionado a outras áreas da corporação.

“Essa é uma integração entre o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e a cidade de Maricá. O convênio irá garantir a ostensividade na cidade. O deslocamento entre as cidades de Maricá e Niterói se perde um tempo muito grande. Com o abastecimento na cidade, iremos reduzir essa perda de tempo e garantiremos a presença do policiamento na cidade, mantendo as viaturas na cidade rodando, que é muito importante. 

A celebração deste convênio em Maricá, abre uma possibilidade para que outros municípios nos procurem para realizarem a mesma construção”, disse o secretário.

Foto: Katito Carvalho