Maricá completa nesta sexta feira 26 de maio, 209 anos de emancipação político administrativa e o dia será agitado.
Já às 7 horas da manhã, em frente à prefeitura, rapazes que completaram 18 anos fizeram o juramento à Bandeira Nacional sendo dispensados do serviço militar (fato comum em cidades do interior do estado).
Por volta das 8 horas, dentro do cronograma oficial de eventos pelo data natalícia do município, todos esperavam o prefeito Fabiano Horta para o hasteamento das bandeiras Nacional, estadual e municipal e execução do Hino Nacional Brasileiro e do hino de Maricá, mas nem o prefeito nem a primeira dama se fizeram presentes à cerimônia, pois segundo informações, na noite anterior, este em um dos inúmeros eventos que o mesmo tem participado nas duas últimas semanas, se sentiu mal por cansaço e foi socorrido pelo secretário Robson Dutra.
O Coronel Julio Veras foi então o cicerone da cerimônia, pedindo que o comandante da Guarda Municipal - Inspetor Carlos Eduardo, iniciasse os procedimentos para hasteamento das bandeiras, enquanto eram entoados o Hino Nacional e o hino de Maricá.
No hasteamento das bandeiras, estavam presentes alguns vereadores, secretários e outras autoridades, além da professora Vanda Timóteo, diretora do Joana Benedicta Rangel e alunos da rede municipal de ensino.
Terminado essa cerimônia, todos rumaram para a igreja Matriz, onde aconteceu (também sem presença do prefeito), a Missa Solene pelos 209 anos de Maricá.
Após a Missa, boa parte dos presentes rumaram para a Rua Abreu Rangel, onde está acontecendo do desfile cívico de Maricá, com instituições de ensino, Guarda Municipal e equipamentos da SOMAR. A previsão é que o desfile cívico termina por volta das 16 horas. Não está confirmada a presença do prefeito, mas com certeza a primeira dama se fará presente junto com a atual secretária de educação Professora Adriana Costa, que neste desfile cívico fará um dos seus últimos atos à frente da secretaria, uma vez que o então secretário de comunicação Márcio Jardim, assumirá a pasta e Adriana irá provavelmente para a secretaria de ciências, tecnologia e comunicações.
A troca de secretários aconteceu após a viagem de vereadores, prefeito e do deputado federal da cidade para Cuba, que trouxe a surpresa dentro da mala.
Mais eventos durante o dia
Além do Desfile Cívico, o aniversário de Maricá será comemorado com diversas outras atividades sociais e esportivas por todo o município, principalmente na praça Orlando de Barros Pimentel.
Em Cordeirinho às 9h30 acontecerá a final da Taça Cidade de Maricá - final master entre C.A. Bananal e Itapeba A.C no Estádio de Cordeirinho na Rua 107 (entre as Ruas Dez e Quinze).
Às 13h acontece o Jogo das Estrelas no Estádio de Cordeirinho na Rua 107 (entre as Ruas Dez e Quinze), em Cordeirinho. A Seleção de Maricá enfrentará a Seleção de ex-jogadores composta por Marcelo Leite, Fábio Augusto, Fernandão, Jorginho, Leandro Ávila, Athirson, André Gomes, Marquinhos, Jean, Beto, Douglas Silva, Wagner e Iranildo.
Às 14h, será entregue a obra de expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bananal, em Ponta Negra, numa parceria da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) com a concessionária Águas do Rio.
A seguir, às 14h30 final da Taça Cidade de Maricá, na categoria principal entre E.C. Maricá e E.C. Inoã também no estádio de Cordeirinho.
Pequena pausa e às 18 horas, começa a sessão solene da Câmara de Vereadores de Maricá com entrega de títulos de Cidadão Maricaense e Honra ao Mérito na quadra do colégio Zilca Lopes Fontoura, no centro de Maricá.