Xamã encerra shows de aniversário pelos 209 anos de Maricá. Público adorou, moradores do entorno sofreram!!!
O rapper Xamã encerrou as comemorações dos 209 anos de Maricá no domingo (28/05) com ‘chave de ouro’ na orla da Barra de Maricá. As celebrações começaram no dia (19/05) e o público pode curtir shows de diversos artistas, como Xanddy Harmonia, Chiclete com Banana, Baby do Cavaco, Xande de Pilares, Thalles Roberto, Raça Negra, Belo, além de artistas locais. As apresentações aconteceram em circuito de trio elétrico e palco na Avenida Benvindo Taques Horta, em Itaipuaçu, entre os dias 19 e 21 de maio. Já na Barra de Maricá o palco foi montado na Avenida João Saldanha para desespero dos moradores do entorno que só conseguiram dormir por volta das 3 da madrugada, quando o grande público já tinha saído do local. O palco da Barra teve apresentações do dia 25 a 28 de maio.
Além do show do Xamã, a programação de domingo contou também com o pagode dos grupos Os Mulekes e Akatu. A apresentação ficou por conta da Deborah Duarte, da ex-panicat Nicole Bahls e do digital influencer Tokinho, que trouxeram muita animação para o público.
O secretário de Turismo, Robson Dutra, agradeceu ao público presente, que prestigiou os 209 anos de Maricá: "As comemorações todo ano são cada vez mais surpreendentes e esse ano trouxemos um pouco do carnaval baiano, com direito a trio elétrico. Procuramos ouvir a população para saber quais artistas trazer e conseguimos agradar dos jovens a melhor idade. Quero agradecer aos maricaenses e turistas que vieram prestigiar os dias de festa, que foi um sucesso. Agora é nos prepararmos para os próximos”, destacou.
Público aprovou os shows, mas moradores lamentaram, dos shows até a desmontagem
O grande público que se dirigiu aos shows, tanto em Itaipuaçu como na Barra, aprovaram os artistas, a segurança, a organização e o transporte, que funcionaram se não perfeitamente, a contento sem maiores problemas.
Mas embora o local dos shows em Itaipuaçu não tenha trazido maiores problemas para os moradores, na Barra de Maricá os moradores sofreram e só conseguiram dormir depois das três da manhã em todos os quatro dias de shows e ainda tiveram uma desagradável surpresa quando na madrugada do dia 29, às 4 horas da manhã, foram surpreendidos pela empresa que fez a desmontagem do palco e estruturas do evento, executando os serviços com enorme barulho, ou seja, só conseguiram dormir uma hora na madrugada de 29/05 (confira o vídeo abaixo enviado por um leitor).
Além do problema de enorme barulho e fluxo de pessoas incompatível com o local, houveram várias mudanças no trânsito (tornando a avenida Maysa mão dupla entre a zero e a ponte), extremamentes perigosos, além de mudanças no itinerário das linhas de ônibus e vans que servem o bairro.
PARQUE DE EXPOSIÇÕES
E ai mais uma vez voltamos ao assunto, quando a cidade bilionária, que tantos investimentos faz em praticamente todos os setores da sociedade civil, irá construir um GRANDE PARQUE DE EXPOSIÇÕES para abrigar os grandes show, eventos, exposições diversas, feiras, em local de fácil acesso (preferencialmente às margens da RJ 106), com amplo local de estacionamento, longe de residências ou pelo menos de aglomerados residências (e ai vai como sugestão a fazenda do Sr. Machado na entrada do Espraiado, ou na enorme fazenda em frente a entrada/saída do Vale da Figueira (sentido Niterói), onde moradores de Maricá servidos pelas linhas de ônibus locais teriam um pequeno terminal rodoviário no parque de exposições e os visitantes de todos os municípios vizinhos, viriam de carro ou de ônibus com fácil mobilidade, sem causar transtornos à ninguém.
O mais triste, é ver cidades vizinhas com orçamentos bem menores do que o de Maricá, terem um ou mais parques de exposições, enquanto aqui, na cidade bilionária, temos que conviver com reclamações de moradores, barulho, e locais inapropriados para vários tipos de evento (pelo menos já tiraram os grandes eventos do centro. ATÉ QUANDO???
Fiscalização
Nos dias de evento, fiscais de posturas realizaram de forma educativa e preventiva a conscientização do público sobre o uso de garrafas de vidro e seus riscos para os frequentadores dos shows. A ação contou com centenas de fiscais e funcionários de apoio distribuídos pelos locais de festa.
Estrutura
Os locais de show ainda contaram com uma vasta praça de alimentação com gastronomia e muitas variedades de alimentos e bebidas, além de postos médicos com ambulâncias localizadas em pontos estratégicos do evento que realizaram atendimento do público presente. Além disso, o evento dispôs de área destinada para Pessoas com Deficiência (PCD) e mais de 200 banheiros químicos.
Equipes da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar atuaram na identificação de crianças, com a utilização de pulseiras, contendo nome e telefone do responsável. Telões também foram espalhados por todo evento para proporcionar melhor visão do palco para todo o público.
Segurança
Ao todo, mais de 950 agentes de segurança atuaram nos dias de festejos. A ação foi planejada para que maricaenses e turistas possam aproveitar os shows e eventos que vão acontecer no município com tranquilidade.
Uma base móvel, equipada com quatro câmeras de monitoramento, também foi instalada na Barra de Maricá, para garantir a segurança do evento e contou com agentes da Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e policiais militares que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A Polícia Militar também atuou no local das festas.