sábado, 27 de maio de 2023

MARICÁ 209 anos: Prefeitura e Águas do Rio entregam obras de ampliação da ETA Ponta Negra

 Sistema vai beneficiar 60 mil moradores de 20 bairros da região do Centro da cidade. Prefeito Fabiano Horta assina protocolo com concessionária para estudo sobre dessalinização


A Prefeitura de Maricá e a Concessionária Águas do Rio entregaram na sexta-feira (26/05) a obra de ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ponta Negra, que vai triplicar o fornecimento de água na cidade, beneficiando 60 mil moradores de 20 bairros da região do Centro. O projeto de ampliação foi elaborado pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e executado pela concessionária com um investimento de R$ 40 milhões na obra.  

Localizada às margens da (RJ-118), rodovia que liga Maricá a Saquarema, a ETA de Ponta Negra foi ampliada e o fornecimento passou de 40 para 120 litros por segundo. Com um ano de duração, as obras contaram com a instalação de um novo módulo de tratamento, estação elevatória, implantação de uma adutora com 11 quilômetros de extensão interligando as ETAs Ponta Negra e Maricá, localizada no Flamengo.

“Essa inauguração está no centro da nossa alegria festiva neste dia em que comemoramos os 209 anos da cidade. O passo que foi dado hoje guarda o senso de realização. O desenvolvimento econômico e social, a inclusão de uma dinâmica muito própria de transformação de uma cidade produtiva e inclusiva passa centralmente pelo ato que fazemos aqui hoje. A ETA Ponta Negra triplicada significa mais água para a população. E o nosso desafio logístico, junto com a Águas do Rio, é expandir para São José do Imbassaí e Manu Manuela com a maior brevidade possível”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

Segundo o superintendente da concessionária na região de Maricá, Pedro Freitas, essa obra de grande porte é um marco no abastecimento da região.

“Nosso objetivo é levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas através dos nossos serviços. A entrega dessa ampliação é um marco no abastecimento da região que sempre teve problemas históricos. Foi um grande desafio, acompanhado de perto pelo governo municipal, e demandou um ano de trabalho intenso. Já estamos vendo os resultados na ponta, com água regular e segura nas torneiras. Agora vamos seguir com a manutenção contínua e promover outras melhorias no município”, disse Pedro.

Com a ampliação do fornecimento da Estação Ponta Negra, 20 bairros serão beneficiados: Mumbuca, Centro, Araçatiba, Marquês, Ubatiba, Itapeba, Parque Eldorado, Parque Nanci, Boqueirão, Barra de Maricá, Jacaroá, Caxito, Parque da Cidade, Nova Maricá, Flamengo, Colinas, Pedreiras, Bairro da Amizade, Zacarias e Condado.

“Essa obra foi muito abraçada desde o início e tenho certeza que vai trazer muitos benefícios à população. É muito importante somarmos forças com a Águas do Rio para que a possamos trazer ainda mais água para Maricá”, destacou Rita Rocha, presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).

Durante a cerimônia, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas; e a presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), assinaram protocolo de intenções para elaboração de estudo sobre dessalinização na busca da universalização do abastecimento de água para a cidade por meio de parceria público-privada.

Também estiveram presentes à cerimônia a vice-ministro de Relações Institucionais Olavo Noleto, o secretário de governo Joãozinho, o deputado estadual Renato Machado (sem o vistoso terno vermelho usado no aeroporto no dia 25),  vereadores, funcionários da Sanemar e da Águas do Rio e convidados.