Prefeito Fabiano Horta anuncia que Maricá terá um programa de distribuição gratuita de absorventes para jovens e adolescentes que tenham baixo poder aquisitivo.
O prefeito Fabiano Horta anunciou na sexta-feira (08/10), em sua rede social, que Maricá terá um programa de distribuição gratuita de absorventes para jovens e adolescentes que tenham baixo poder aquisitivo, estudem em escolas públicas e para mulheres em situação de rua ou em vulnerabilidade social.
O programa envolverá as secretarias de Saúde e Assistência Social, que farão uma proposta a ser apresentada ao prefeito nas próximas semanas.
“Em um Brasil de desigualdades, milhões de mulheres sofrem por não terem o mínimo para cuidar da saúde íntima, recorrendo a métodos precários. Em Maricá, vamos garantir absorvente higiênico para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. Uma questão básica de saúde pública”, afirmou o prefeito em sua rede social.
A decisão do prefeito de Maricá aconteceu após a apresentação do projeto apresentado na esfera federal pela deputada Marília Arraes (PT-PE), aprovado pela Câmara dos Deputados e vetado pelo presidente da República, alegando que não havia dotação orçamentária e a deputada não informou qual seria a fonte de custeio.
A proposta será novamente apreciada pelo plenário, que pode manter ou derrubar o veto. Contudo, a determinação do prefeito é implementar a medida em Maricá, independente da sua execução pelo governo federal.
Esperamos que a medida seja implantada o mais breve possível.
Enquanto debatem sobre o problema, uma estudante brasileira desenvolveu absorvente degradável feito com fibras de banana, ganhou prêmio internacional e até agora, ninguém da área de saúde aproveitou esta fabulosa ideia. Conheça abaixo o projeto MARIA da jovem Rafaella Gonçalves acessando: https://culturarteenpr.blogspot.com/2021/10/estudante-brasileira-desenvolve.html