O local já foi tema de reportagens de algumas mídias de Maricá, após diversas denúncias do Barão de Inohan, sobre a conservação no local.
Única área verde (não edificante), na entrada do Condado, o largo na esquina da Rua Acácia com Alameda Maricá, tem previsão (ainda sem data), de virar uma área de convívio com banquinhos e aparelhos de ginástica, além de brinquedos.
Mas enquanto isso, o mato cresce e o povo mal educado (a maioria moradores do Condado), fazem do local um depósito de lixo, jogando sacos, folhas secas de seus terrenos e até marmitas (de veículos de carga que param no local para aproveitar as frondosas sombras e almoçar, porém deixando tudo jogado no terreno) e fios telefônicos e de operadoras de internet.
Após várias novas solicitações do Barão de Inohan, uma equipe de conservação e roçada da SOMAR foi ao local para cortar o mato, mas o local precisa também de poda de árvores, algumas ameaçando a integridade de casas no entorno.
Moradores esperam ação rápida da secretaria de cidade sustentável e torcem para que os moradores e visitantes mal educados, parem de jogar lixo no local.