terça-feira, 13 de abril de 2021

Maricá retorna com aulas presenciais em escolas da rede privada de ensino


As escolas da rede privada de ensino de Maricá voltaram às aulas presenciais na segunda-feira (12/4), após os 10 dias de fase laranja e das medidas restritivas impostas pela prefeitura. Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial da cidade no último dia 5 de abril, os colégios particulares têm autorização para manter as atividades por meio do sistema híbrido, ou seja, dividido entre o on-line e o presencial, desde que cumpram todas as medidas de combate à pandemia previstas.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, equipes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Seop) serão responsáveis por fiscalizar todas as unidades para garantir que os protocolos sanitários são cumpridos. “Se houver denúncias de descumprimentos, nós vamos avaliar se mandaremos uma força tarefa", afirmou o subsecretário de Ordem Pública, Rhonaltt Bueno.

Regras de prevenção

Para a realização das aulas presenciais no sistema híbrido, as escolas devem seguir diversos protocolos para garantir a segurança e a saúde de seus alunos. Confira abaixo as medidas de prevenção a Covid-19 que devem ser seguidas:

Uso obrigatório de máscara descartável, de TNT ou algodão, cobrindo o nariz e a boca em todos ambientes;

As máscaras devem ser trocadas a cada três horas pelos estudantes;

Frascos de álcool em gel 70% disponíveis em todos as salas de aula;

Distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas;

Aferição obrigatória da temperatura corporal de todos;

Higienização frequente das superfícies de toque, como por exemplo: corrimão de escada, telefones e etc;

Limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar-condicionado;

Garantia da circulação de ar com, no mínimo, uma porta ou uma janela aberta;

Bebedouro de jato impedidos ou adaptados para uso exclusivo da torneira, com utilização de garrafa individual ou copos descartáveis;

Instruir por meio de comunicados os clientes e funcionários sobre as normas de proteção que são utilizadas.

A diretora de um colégio particular no centro de Maricá, Adriana Muylaert, reforçou que todas as medidas serão seguidas e fez um apelo aos pais dos alunos. "Pedimos também a colaboração das famílias dos alunos, caso o aluno apresente algum sintoma não mandar para escola. A  gente tem buscado essa comunicação que também é fundamental”, explica.