terça-feira, 6 de abril de 2021

EM MEIO AO CAOS DA PANDEMIA, MARICÁ VIVE O CAOS DA COLETA DE LIXO E LIMPEZA URBANA

LIXO, RATOS, CIDADE SUJA, PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA!

 Socorro prefeitura, socorro SOMAR!!!


Em meio ao caos da pandemia (o maior caso de saúde pública que o mundo já viveu depois da gripe espanhola na década de 20 do século passado que dizimou mais de 24 milhões de pessoas em todo o mundo), a Covid-19 vem trazendo inúmeros problemas em todos os locais, e Maricá (que parecia ser o paraíso em meio ao caos, mas que o Barão de Inohan ajudou a mostrar que a verdade não era bem essa e o MPRJ entrou em ação) que não fica atrás e também está com mais de 90% dos leitos ocupados, vive agora outro grande problema de saúde pública: O CAOS DA COLETA DE LIXO e da LIMPEZA URBANA.

Em vários bairros não vemos mais as equipes das empresas terceirizadas que faziam um ótimo trabalho de varrição, e a cidade começa a ficar suja, principalmente nos bairros mais afastados do centro.

No Condado e no Marques por exemplo, há mais de um mês não existe nenhuma equipe de varrição. Os terrenos da prefeitura estão cheios de lixo e ratos começam a aparecer nas residências. O problema é verificado em São José, Inoã, Boqueirão, Jardim Atlântico, Bananal, Ponta Negra dentre tantos outros bairros.

A Kattak que teve seu contrato terminado em 2020, ainda não foi substituída pela outra empresa que teria vencido a licitação e mais uma vez, funcionários estão sem receber seus salários e não colocam os caminhões (a maioria estado deplorável e vazando muito chorume empestiando a cidade) nas ruas para recolher o lixo. As manifestações são diárias na sede da empresa no km 21 da RJ 106 em São José, a menos de um quilômetro do novo hospital municipal de Maricá.

Segundo informações entre os dias 8 e 9 os atuais contratados da empresa serão sumariamente demitidos sem seus devidos direitos trabalhistas.

Enquanto isso, pouco vemos a SOMAR responsável pela limpeza e varrição da cidade atuar. Hoje, após vários manifestações e matérias das mídias locais, alguns caminhões da autarquia municipal (e agregados) foram vistos recolhendo lixo de alguns bairros.

Qual será o próximo capítulo no CAOS de saúde pública em que Maricá está vivendo?


Vídeo Itaipuaçu Site e fotos Plantão Enfoco