A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá homenageou os 13 servidores da Guarda Municipal (GM) que mais se destacaram pela maneira como exerceram suas responsabilidades e atribuições no primeiro trimestre de 2019.
Durante a solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (17/04) na sede da GM, em Araçatiba, o secretário da pasta Celso Netto quebrou o protocolo e fez questão de cumprimentar todo o grupamento do dia antes do início da sua fala. “Precisamos tanto deste ato de carinho e calor humano, quanto de normas e diretrizes, não podemos deixar a ternura pelo outro se perder no dia a dia, e esta solenidade representa isto, além do reconhecimento”, destacou o secretário, ressaltando a importância da estruturação e da capacitação constante do efetivo.
“Estamos investindo na construção de um plano de cargos e salários, estrutura e logística. Além disso, estamos planejando um novo concurso público para aumentar o efetivo, e nos últimos dias tenho feito contato com diversos especialistas da Polícia Militar e da Universidade Federal Fluminense, para trazer cursos e palestras de integração para a GM de Maricá”, afirmou Netto.
De acordo com o comandante geral da Guarda Municipal de Maricá, Renato Luiz Moreira, aqueles que não foram homenageados desta vez, agora saberão que estão sendo observados. “Esta é uma das formas que encontramos para resgatar o guarda que está desmotivado, para que o trabalho dele fique cada vez melhor. Queremos reforçar a humanização da Guarda, e esta é a primeira vez que realizamos a homenagem, que agora vai acontecer a cada trimestre”, explicou.
Ao término desse prazo, os responsáveis pelos cinco grupamentos da GM (Defesa Ambiental, Canil, Tático Operacional, Ronda Escolar e Patrulhamento Preventivo) vão avaliar os seus componentes dentro dos critérios de iniciativa, presteza, dedicação, assiduidade, pontualidade, urbanismo e trato com o público.
Homenageada, a GM Danielly Roza, que atua no grupamento de trânsito, falou sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia e sobre a importância deste reconhecimento. “A maior parte dos guardas quer trabalhar de forma correta, ajudar o cidadão e se colocar na rua tendo como principal objetivo a população. Não saímos de casa para ser ridicularizados na rua e nem devemos ser alvo de ofensas nas redes sociais, somos passíveis de erro, mas estamos buscando acertar e sempre dispostos a agregar à administração pública”.
Ex-comandantes da Guarda, Simone Almeida Barbosa e Ana Aretuza falaram sobre as mudanças que aconteceram ao longo dos anos. “Hoje somos uma Guarda Municipal muito mais unida e temos mais empenho para trabalhar, porque além de pessoas a nossa frente que conhecem de perto as nossas dificuldades, estamos melhorando cada vez mais os nossos equipamentos e estrutura”, disse Simone, que foi a primeira comandante da Guarda de Maricá.